A Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu um programa de dois dias destinado a mais de 150 docentes dos ensinos Básico, Secundário e Superior, que participaram no X Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências. Este ano, e tendo em vista contribuir para o sucesso escolar, estiveram em análise os temas da sustentabilidade, diversidade e inclusão na educação.
Ao longo do evento, que decorreu a 18 e 19 de outubro, a troca de conhecimentos e a reflexão foram impulsionadas por um programa que contabilizou 27 horas acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na modalidade de Curso de Formação para Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (grupos 230, 500 e 510).
Outro destaque foi a realização do curso não conferente de grau “Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão na Educação”, lecionado pelo Departamento de Física e a realização de diversas iniciativas promovidas por um conjunto alargado de oradores convidados que refletiram acerca deste tema.
Em paralelo, decorreu a entrega de prémios dos concursos “Melhor Poster”, “Projeto Ciência”, “Best Joint Scientific Paper” e “Como Eu Vejo a Ciência”, iniciativas que visaram aproximar a Ciência de públicos de todas as idades.
A pensar na interação com as escolas e no desenvolvimento de atividades que contribuam para a captação de estudantes para a Matemática, a Física e a Química, houve espaço para a apresentação do Centro Interativo de Ciências, assim como para as várias iniciativas a decorrer. Incluem-se aqui a criação dos clubes UBI STEAM e o desenvolvimento dos programas Cientista Júnior e Science Junior Training Program.
O X Ciclo de Conferências contou com o apoio dos programas UBImpulso Jovens STEAM e UBImpulso Adultos, financiados através do Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia. As atividades visaram a promoção das áreas das Ciências.