A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) vai ser o palco da final nacional do SimUniversity, uma competição europeia de simulação clínica promovida pela SESAM – Society for Simulation in Europe.
Esta iniciativa inovadora proporciona aos alunos participantes, provenientes de várias faculdades de medicina, a possibilidade de desenvolverem e aperfeiçoarem as suas competências – técnicas e não técnicas – através da competição em diferentes cenários de simulação médica de alta-fidelidade.
Nesta final, agendada para dia 12 de janeiro estarão estudantes em representação de seis faculdades nacionais onde é lecionado o curso de Medicina. Além dos alunos da FCS-UBI, vão competir equipas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), NOVA – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve (UAlgFMCB).
A final Nacional da SimUniversity é promovida pela SPSIM – Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde, em parceria com a Gaumard®. Conta com a organização local do LaC – Laboratório de Competências da FCS-UBI. “A simulação na prática clínica é uma das vertentes privilegiadas no ensino médico, sendo uma honra para o LaC receber e dinamizar esta iniciativa”, salienta Pedro Lito, elemento da organização da FCS-UBI.
Os vencedores vão representar Portugal, na final internacional, que se realiza na capital da República Checa, de 19 a 21 de junho.