Festival de Ciência U*NIGHT abre as portas da investigação às pessoas

Começou no dia 25 de setembro e oferece cinco dias de contacto aliciante com a realidade da investigação, com grande importância no dia a dia.

O maior evento de sempre organizado pela Universidade da Beira Interior (UBI) inserido na temática da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) está de portas abertas, convidando a comunidade de toda a região para conhecer, em concreto, o trabalho das centenas de cientistas da academia. Festival de Ciência U*NIGHT é a designação e a abertura decorreu na segunda-feira, dia 25 de setembro, fora das portas da UBI, em pleno cais da Estação Ferroviária da Covilhã.

Desse ponto de partida, a organização visa atingir a meta de mostrar a importância da investigação no dia a dia das pessoas e, em simultâneo, trabalhos dos alunos da UBI, de várias áreas. Com um programa vasto e original, reflete também a riqueza e a relevância da ciência que se produz na academia.

“A organização de eventos deste tipo é possível por duas situações: porque a UBI tem uma atividade de investigação pujante e de relevo, que pode ser partilhada com a comunidade; e porque temos pessoas que se dedicam a esta causa, além de outras atividades como a docência e a gestão administrativa”, destacou Sílvia Socorro, na sessão de abertura. A Vice-Reitora da UBI para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento deixou, por isso, uma palavra de “agradecimento” a todos os que estão a colaborar na atividade.

A sessão inaugural decorreu ao mesmo tempo que ficava disponível ao público a exposição “Artes no Cais”, com projetos das licenciaturas e mestrados em Arquitetura, Cinema Design Multimédia, Design Industrial e Design de Moda. Até dia 29, sexta-feira, decorrem Ciência a Bordo”, com alunos de escolas da região em viagens de comboio entre a Covilhã e Guarda e Covilhã e Castelo Branco; a “Mostra de Ciência e Tecnologia” (Galeria António Lopes), com inúmeras atividades práticas em colaboração com os cursos de Engenharia Eletromecânica, Engenharia Informática e Ciências do Desporto, explorando temas como a robótica móvel, realidade virtual, desporto e bem-estar; a “Maratona da Investigação” (29 de setembro), no Nata-Covilhã, um conjunto de conversas sobre temas científicos diversos e de interesse para o público em geral, abordados de maneira informal; a “Caminhada Científica”, no mesmo dia, que ruma à Praça do Município, reunindo associações socioculturais da Covilhã e as Unidades de Investigação da UBI; e, para terminar, “A Ciência é um Espetáculo”, com o humorista Carlos Vidal, irá saudar todos os presentes com um espetáculo de stand-up comedy.

Este programa, dirigido as pessoas de todas as idades, mereceu elogios da vereadora da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia. Convidada para a sessão de abertura, destacou que as iniciativas que decorrem fora do habitat habitual das academias, “poderão potenciar uma ligação mais fácil ou natural também à ciência”. Lembrando que as pessoas têm de conhecer o que fazem os investigadores, para que seja valorizado, salientou que os investimentos “financeiros, académicos, mas também de pessoas, singulares ou de equipas”, devem ser valorizados.

O Festival de Ciência U*NIGHT decorre no âmbito do projeto U*NIGHT – The UNITA Researchers’Night, um projeto financiado pela União Europeia no âmbito da aliança UNITA e que visa organizar eventos públicos à escala europeia, mostrando a diversidade da ciência e o seu impacto na vida quotidiana dos cidadãos de forma divertida e inspiradora, desfazendo mitos e focando temas importantes da atualidade, como a inclusão e a sustentabilidade, as alterações climáticas, a cidadania europeia, o mundo digital e novas tecnologias, a saúde e a doença, entre outros.