Filme da UBI premiado em festival das Filipinas

O CineMapúa International Student Short Film Festival reconheceu trabalho de Nuno Dias.

“Rapariga com Um Espelho”, filme da Universidade da Beira Interior (UBI), realizado por Nuno Dias, venceu um dos prémios em disputa num festival dedicado a estudantes de cinema, da Universidade de Mapúa, das Filipinas. O trabalho, produzido no âmbito da Licenciatura em Cinema, da Faculdade de Artes e Letras, em 2021, recebeu o “Cardinal Audience Coiche Award”, no CineMapúa International Student Short Film Festival.

Com 19 minutos de duração, “Rapariga com Um Espelho” é uma obra de ficção sobre Victoria, uma jovem modelo que posa para o pintor Eduardo. “Tão graciosa como narcisista, espera ver a sua beleza imortalizada, mas ficará mais frustrada pela relutância de Eduardo em mostrar-lhe o quadro”, conta a sinopse. Uma história sobre a forma como a vaidade afeta a vida de Victoria, inspirada no cinema, na pintura, na fotografia e na moda, entre outras.

O filme recebeu em 2022 um galardão no Festival de Cinema de Avanca, com o Prémio <30, destinado a realizadores com menos de 30 anos.

Na universidade situada em Manila, capital das Filipinas, esteve a concurso com trabalhos internacionais, num festival anual que é organizado desde 2002, dedicado a curtas-metragens de estudantes de cinema.