Hackathon Mundo Biomédico premeia projeto dedicado à saúde mental

“Brain Matters” foi o vencedor da edição deste ano da competição de ideias para a área da saúde e ciências da vida.

O projeto “Brain Matters” venceu a 7.ª edição do Hackathon Mundo Biomédico, uma competição organizada na Universidade da Beira Interior (UBI), para ideias inovadoras nas áreas da saúde e ciências da vida. Do projeto premiado faz parte a proposta de uma plataforma de terapia e apoio personalizados, associada a sensores de monitorização da saúde mental.

Com cinco equipas participantes e um prémio de 350€ em jogo, os projetos apresentados abordaram questões como próteses veterinárias, ferramentas digitais para a autonomia de idosos, análise de exames de diagnóstico com recurso à Inteligência Artificial, dispositivos para avaliação de sintomatologia associada a bactérias e micro-organismos e plataformas para gestão da saúde mental.

A competição disputou-se na tarde de 6 de junho e teve no júri João Leitão (docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI), Vasco Lopes (CEO da DeepNeuronic) e Bruno Romão (Senior Software Developer no Grupo Future Healthcare).

O Hackathon Mundo Biomédico é um desafio destinado a alunos de ciências biomédicas, bioengenharia, biotecnologia, bioquímica, ciências farmacêuticas, medicina, optometria e ciências da visão, química industrial, química medicinal ou engenharia informática.

A iniciativa é organizada por Eduardo Cavaco (docente do Departamento da Faculdade de Ciências da Saúde (UBI), Dina Pereira (Gestora do UBIMedical) e Tiago Oliveira (docente da Faculdade de Engenharia). O prémio foi patrocinado pela Faculdade de Ciências da Saúde, com o apoio do Centro de Investigação em Ciências da Saúde.