O investigador do LabCom – Comunicação e Artes (UBI), Pedro Jerónimo, é um dos novos membros do comité editorial da revista científica Digital Journalism, da prestigiada editora britânica Taylor & Francis.
“Foi um convite que recebi com um misto de surpresa e orgulho, pois atualmente é considerada a segunda melhor revista na área da comunicação. Conheço-a desde a fundação, ali por 2012, e cresceu muito nos últimos anos”, adiantou.
Portugal passa assim a contar com dois representantes no comité editorial da referida revista, do qual já fazia parte o professor do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política da UBI e investigador do LabCom, João Canavilhas.
A representação da UBI em revistas, projetos e redes internacionais, é ainda reforçada por Pedro Jerónimo na European Fact-Checking Standards Network (EFCSN), apoiado pela União Europeia, no âmbito dos projetos piloto e ações preparatórias na área de “Redes de Comunicações, Conteúdos e Tecnologia”.
“Esse convite, que surgiu sensivelmente na mesma altura, será uma consequência do projeto que estou a coordenar no LabCom, o MediaTrust.Lab, que se debruça sobre temas como a desinformação, a verificação e a literacia para os media. Aqui o papel também será avaliar. Neste caso já não artigos científicos, mas projetos de fact-checking que pretendam ter um ‘selo de qualidade’, relativamente às suas práticas de verificação”, acrescentou.
O EFCSN conta com cerca de 30 avaliadores de diferentes países, entre os quais dois portugueses.