Dois projetos liderados por investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) vão receber financiamento do RESTART, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este programa tem o intuito de apoiar a prossecução e desenvolvimento de ideias originais e inovadoras de investigadores que tenham beneficiado recentemente de licença parental.
O projeto “Occupational Health, Psychosocial Risks and Prevention Factors in LGBTQIA+ Populations in Portugal”, submetido pelo docente e investigador do CIDESD-UBI Henrique Pereira, integrou o painel “Social Sciences and Humanities” e foi um dos sete projetos financiados (4.º classificado) de um total de 33 avaliados neste painel.
A investigadora Ângela Sousa (CICS-UBI) obteve financiamento para desenvolvimento do projeto “DryVac: Dry powder mannosylated minicircle DNA nanoVaccine against Cervical Cancer”, avaliado no Painel “Life & Helth Sciences”, tendo sido um dos nove projetos financiados (5.º classificado), num universo de 44 candidaturas.
Estes foram os dois projetos financiados liderados por investigadores da UBI, de entre os quatro submetidos pela instituição ao Programa RESTART, promovido pela FCT.
Nesta primeira edição do concurso foram avaliadas 143 candidaturas, tendo sido aprovados para financiamento 30 projetos. Os resultados provisórios foram publicados a 9 de junho pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e será atribuído um valor de cerca de 50.000 € a cada projeto de investigação.