Dois investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) participaram no desenvolvimento de um trabalho sobre um inovador sistema de apoio à decisão, projetado para ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs) a enfrentar os desafios da economia circular.
João J.M. Ferreira e Neuza C.M.Q.F. Ferreira, ambos da Unidade de Investigação NECE – Research Center in Business Sciences, foram os elementos envolvidos na redação do artigo científico cuja qualidade lhe valeu a publicação na conceituada revista “Energy Economics”, uma das mais influentes no campo da economia da energia e das políticas relacionadas com a sustentabilidade.
O artigo intitula-se “Analyzing the causal dynamics of circular-economy drivers in SMEs using interpretive structural modeling” e aborda um estudo que permite compreender as conexões complexas entre produtos, processos, políticas, atitudes e comunicação, e através da utilização de métodos de análise de decisão multicritério, como o mapeamento cognitivo, a Interpretive Structural Modeling (ISM), suportado pelo algoritmo Floyd–Warshall para o cálculo das transitividades.
O modelo oferece às PMEs ferramentas eficazes para melhorar as suas estratégias de sustentabilidade, permitindo-lhes enfrentar os desafios da economia circular com maior clareza e eficiência. O artigo destaca também a importância da colaboração com especialistas, mostrando como essa cooperação pode reforçar o impacto da economia circular no sucesso empresarial.
A publicação na “Energy Economics” é um marco importante, dado o prestígio da revista no cenário académico internacional. Esta publicação é reconhecida por acolher estudos inovadores e rigorosos que exploram temas relacionados com a economia da energia, recursos renováveis e sustentabilidade. Os artigos publicados são amplamente citados e consultados por académicos, decisores políticos e profissionais do setor energético e económico, conferindo grande visibilidade e relevância ao trabalho dos autores.
Além de João J.M. Ferreira e Neuza C.M.Q.F. Ferreira, o artigo tem entre os autores Pedro S.P.C. Oliveira, Fernando A.F. Ferreira e Marina Dabić. Este grupo inclui membros da UBI e do NECE, bem como investigadores de instituições internacionais como o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade de Zagreb (Croácia), a Universidade de Dubrovnik (Croácia) e a Universidade de Ljubljana (Eslovénia).