Investigadores da UBI trabalham Dinâmica Causal da Economia Circular nas PMEs

Artigo foi publicado na prestigiada revista “Energy Economics”.

Dois investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) participaram no desenvolvimento de um trabalho sobre um inovador sistema de apoio à decisão, projetado para ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs) a enfrentar os desafios da economia circular.

João J.M. Ferreira e Neuza C.M.Q.F. Ferreira, ambos da Unidade de Investigação NECE – Research Center in Business Sciences, foram os elementos envolvidos na redação do artigo científico cuja qualidade lhe valeu a publicação na conceituada revista “Energy Economics”, uma das mais influentes no campo da economia da energia e das políticas relacionadas com a sustentabilidade.

O artigo intitula-se “Analyzing the causal dynamics of circular-economy drivers in SMEs using interpretive structural modeling” e aborda um estudo que permite compreender as conexões complexas entre produtos, processos, políticas, atitudes e comunicação, e através da utilização de métodos de análise de decisão multicritério, como o mapeamento cognitivo, a Interpretive Structural Modeling (ISM), suportado pelo algoritmo Floyd–Warshall para o cálculo das transitividades.

O modelo oferece às PMEs ferramentas eficazes para melhorar as suas estratégias de sustentabilidade, permitindo-lhes enfrentar os desafios da economia circular com maior clareza e eficiência. O artigo destaca também a importância da colaboração com especialistas, mostrando como essa cooperação pode reforçar o impacto da economia circular no sucesso empresarial.

A publicação na “Energy Economics” é um marco importante, dado o prestígio da revista no cenário académico internacional. Esta publicação é reconhecida por acolher estudos inovadores e rigorosos que exploram temas relacionados com a economia da energia, recursos renováveis e sustentabilidade. Os artigos publicados são amplamente citados e consultados por académicos, decisores políticos e profissionais do setor energético e económico, conferindo grande visibilidade e relevância ao trabalho dos autores.

Além de João J.M. Ferreira e Neuza C.M.Q.F. Ferreira, o artigo tem entre os autores Pedro S.P.C. Oliveira, Fernando A.F. Ferreira e Marina Dabić. Este grupo inclui membros da UBI e do NECE, bem como investigadores de instituições internacionais como o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade de Zagreb (Croácia), a Universidade de Dubrovnik (Croácia) e a Universidade de Ljubljana (Eslovénia).

Pode ler também