Começou, oficialmente, o Campeonato Europeu Universitário de Andebol, evento que decorre entre 22 e 28 de julho na Covilhã e que reúne 24 equipas – 12 masculinas e 12 femininas – oriundas de nove países europeus. Durante sete dias, a cidade transforma-se na capital universitária do andebol europeu, recebendo cerca de 600 participantes, entre atletas, treinadores e dirigentes.
Na cerimónia de abertura, que decorreu esta terça-feira, 22 de julho, no Largo do Centro de Inovação Empresarial da Covilhã (CIEC), após um desfile das delegações participantes desde o Jardim Público, João Nunes, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), destacou que este “é um evento competitivo, mas também uma troca cultural e académica”. O dirigente sublinhou ainda que a AAUBI está “pronta para competir, para conectar e para entregar”.
O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Ricardo Nora, acredita que “este campeonato vai ser um dos campeonatos da EUSA (European University Sports Association) mais memoráveis deste ano”. Na sua intervenção, recordou ainda que se assinalam 25 anos desde que a Covilhã acolheu o Campeonato Mundial Universitário de Andebol, em 2000, e que Portugal já organizou mais de 14 competições internacionais universitárias desde a criação da FADU. Ricardo Nora fez também questão de enaltecer o trabalho da organização e a importância das experiências proporcionadas aos estudantes envolvidos.
Por parte da EUSA, Haris Pavletic, vice-presidente da entidade, elogiou a capacidade organizativa nacional, afirmando que a “FADU é uma das melhores” e que a EUSA “gosta sempre de vir a Portugal”.
Também presente na cerimónia, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, reforçou o impacto positivo do evento para o país, considerando que a sua realização “é um orgulho para Portugal”. O governante salientou ainda o papel da UBI, da FADU e da cidade da Covilhã como agentes de liderança nas competições universitárias europeias. Durante a sua intervenção, Pedro Dias referiu o “investimento de aproximadamente 1 milhão de euros, feito pela UBI, para renovar e remodelar as infraestruturas desportivas”, realçando que “este evento vai beneficiar a comunidade académica, mas também a Covilhã e Portugal”. Sublinhou ainda que o campeonato “vai promover igualdade, inclusão, responsabilidade social e a sustentabilidade”.

Além da competição, o evento conta com momentos culturais e de convívio entre as delegações. Na cerimónia de abertura atuaram dois grupos culturais e a noite terminou com a atuação de um DJ.
A competição decorre nos pavilhões desportivos da Universidade da Beira Interior e no Pavilhão Municipal INATEL. Marcam presença universidades de países como Alemanha, Portugal, Espanha, França, Hungria, Turquia, Noruega, Croácia e Roménia. O torneio é organizado pela AAUBI em parceria com a UBI, a Câmara Municipal da Covilhã, a FADU e a EUSA.
Além da vertente competitiva, o evento inclui iniciativas de inclusão, como o torneio de andebol em cadeira de rodas, que contará com quatro equipas portuguesas, e ações de sustentabilidade, como a reflorestação de áreas do concelho, promovida em março na freguesia de Verdelhos.
A organização acredita que este tipo de campeonatos “aproxima os atletas estudantes de toda a Europa”, fomentando laços culturais e académicos, para além da vertente desportiva.