Jornadas de Comunicação partilham experiências e dificuldades do jornalismo

A VI edição das Jornadas da Comunicação na Universidade da Beira Interior (UBI), foi organizada pelo UBIMedia – Núcleo de Estudantes do curso de Ciências da Comunicação e decorre entre os dias 8 e 12 de abril.

No dia 9 de abril, o Anfiteatro da Parada foi palco de palestras e exposições sobre Jornalismo Radiofónico e Televisivo, com a participação de oito oradores e com a presença de cerca de 80 alunos. Destacam-se profissionais experientes como Patrícia Figueiredo, Pedro Bichardo, Sérgio Ferreira e Sofia Craveiro.

Ana Clara Cruz, secretária do Núcleo de Estudantes do curso de Ciências da Comunicação realça a presença de grande parte dos alunos do curso:  “Todos devem participar nas jornadas para evoluir ao longo da licenciatura e ter cada vez mais conhecimentos nas diversas áreas”, defendeu.

Estudantes presentes o evento

A manhã começou com uma mesa redonda intitulada “Medias Regionais”. Estiveram presentes Pedro Jerónimo, investigador da UBI, Ana Rodrigues, jornalista do Notícias da Covilhã e colaboradora da agência Lusa, e Patrícia Figueiredo da SIC Notícias.  Falaram sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelos jornalistas e a necessidade de os jornalistas serem criativos. Destacaram ainda a importância de abranger todas as vertentes no jornalismo regional e manter uma proximidade com os habitantes locais.  Ana Rodrigues afirmou que eventos como estas jornadas de comunicação “são oportunidades únicas para aprender com profissionais experientes e estabelecer contatos para o futuro”.

Os jornalistas da TVI, Sérgio Ferreira e Pedro Bichardo participaram na sessão das 11:30h. Compartilharam os seus percursos académicos e profissionais, onde destacam a importância da criatividade e da capacidade de improvisação no jornalismo e no entretenimento televisivo. Abordaram também questões relacionadas com a edição de imagem e a realização de reportagens em direto, enfatizando a necessidade de adaptação constante neste campo. Pedro Bichardo, jornalista da TVI, optou por participar como orador porque “senti muita falta de ter este tipo de experiências e de iniciativas enquanto era estudante”.

Jornalistas Pedro Ramos Bichardo e Sérgio Ferreira da TVI

A parte da tarde teve início com a presença do jornalista freelancer, colaborador do jornal Solidariedade e Global News Portugal Pedro Vasco Oliveira. Durante as jornadas o orador falou sobre o funcionamento das redações, o seu percurso como freelancer, e o seu trabalho enquanto jornalista desportivo, abordando questões relacionadas às fontes que podem ser entrevistadas e à maneira correta de conduzir entrevistas.

Lara Rosa, aluna do curso de Ciências da Comunicação, acredita que vai aplicar os conhecimentos que obteve na parte das perguntas abertas nas entrevistas que vier a realizar como profissional. Pedro Oliveira encerrou a palestra falando sobre Fake News e False News.

Jornalista Pedro Vasco Oliveira

Sofia Craveiro, jornalista do Gerador expôs a sua opinião acerca das diferenças entre o jornalismo do interior e do jornalismo nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa e da experiência que os alunos devem ter na área e nos seus currículos.

O 2º dia das Jornadas da Comunicação fechou com a presença do jornalista da rádio Cova da Beira e colaborador do Jornal Record Miguel Malaca, que falou sobre as suas experiências naquela rádio local do concelho do Fundão e no jornalismo desportivo.

Miguel Malaca, jornalista da rádio Cova da Beira e colaborador do Jornal Record.

Os antigos alunos da licenciatura do curso de Ciências da Comunicação marcaram presença no dia dedicado ao Jornalismo Radiofónico e Televisivo. Inês Salvador, que já está no Doutoramento em Ciências da Comunicação partilhou o interesse pelo evento: “Este ano também decidi vir porque é a minha área de interesse, mas também vi que o cartaz tinha muito bons convidados, de áreas muito diversas como o jornalismo e do entretenimento”.

Os alunos que atualmente, frequentam o curso também compareceram devido ao interesse pela área da rádio e Televisão, caso de Francisco Moreda, aluno do primeiro ano, que afirmou: “O jornalismo radiofónico e televisivo sempre me fascinou, por isso não poderia perder a oportunidade de participar neste evento e absorver todo o conhecimento disponível.”

A VI edição das Jornadas da Comunicação termina hoje, 12 de Abril, com o dia dedicado a antigos alunos do curso de Ciências da Comunicação para partilharem a sua experiência na área.