José Carlos Venâncio profere Última Aula

O docente aposentado do Departamento de Sociologia lecionou na UBI entre 1989 e 2021. A sessão está agendada para dia 28 de fevereiro.

José Carlos Venâncio, Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), profere, dia 28 de fevereiro (terça-feira), a sua Última Aula intitulada “O que colhi de Marx. Considerandos de um itinerário de investigação”. A Aula debruçar-se-á sobre a relevância de Karl Marx, Friedrich Engels e da teoria marxista, em geral, no percurso de investigação do agora docente aposentado.

Para José Carlos Venâncio, “repensar a obra de Marx e Engels sob estas circunstâncias equivale igualmente a ponderar sobre a atualidade da mesma na análise sociológica, nomeadamente na que está relacionada com contextos africanos e com a condição negra num mundo cada vez mais diaspórico e identitariamente fluido”.

A Última Aula de José Carlos Venâncio é promovida pelo Departamento de Sociologia e decorrerá no Anfiteatro 7.21 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, pelas 15h00, com entrada livre.

Doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade de Mainz (Alemanha), em 1984 e agregado em Sociologia pela UBI, José Carlos Venâncio foi docente da UBI entre 1989 e 2021, onde lecionou e investigou nas áreas da Sociologia da Cultura, Estudos Africanos e Sociologia da Literatura e da Arte. É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e assumiu, recentemente, uma das vice-presidências da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.

José Carlos Venâncio tem uma vasta publicação de artigos, livros e capítulos em livros nas áreas de investigação referidas.