Licenciatura em Design de Moda acreditada por seis anos

Curso é ministrado na Faculdade de Artes e Letras da UBI
O curso mereceu elogios dos avaliadores pelo corpo docente, dinâmica dos alunos e empregabilidade.

O curso de 1.º Ciclo em Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI) alcançou a acreditação máxima de seis anos, depois de submetido à análise da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. O corpo docente, a elevada procura por parte dos candidatos, a dedicação de alunos e professores e as taxas de empregabilidade dos diplomados são alguns dos aspetos destacados no relatório que sustenta a decisão.

A licenciatura que integra o Departamento de Artes da Faculdade de Artes e Letras (DA-FAL), de acordo com a Comissão de Avaliação Externa (CAE), “dispõe de um corpo docente academicamente qualificado e especializado”.

Sobre o interesse elevado no Ciclo de Estudos (CE), refere que “preenche todas as vagas que disponibiliza”, com uma parte significativa dos alunos matriculados a virem do estrangeiro. A CAE constatou que “nos últimos três anos houve um aumento da procura do CE pelo número de candidatos apresentados em 1.ª opção” e “também se verifica que a nota média de acesso aumentou”. É ainda reconhecido o “esforço, mérito e dedicação do corpo docente”, destacando-se a colaboração com os estudantes para “o bom percurso formativo”, que contribui para a “valorização e promoção da instituição e do seu CE”.

O 1.º Ciclo em Design de Moda permite aos alunos adquirir competências de designer desta indústria, mas o processo de ensino-aprendizagem potencia que os diplomados possam empreender uma carreira profissional em outras áreas do sector, com oportunidades alargadas. Esta vantagem é outra característica reconhecida pela CAE: “As diversas possibilidades de carreira no sector explicam a elevada taxa de empregabilidade dos diplomados, superior a 90% (entre 2017 e 2019), em sectores de atividade relacionados com a área do Ciclo de Estudos”.

A acreditação resulta de um “trabalho estrutural e uma revisão especializada”, de acordo com Rafaela Norogrando. A diretora explica que todo o processo de autoavaliação foi feito com “o apoio dos professores do curso, a opinião dos alunos e um estudo comparativo com as licenciaturas das instituições de maior renome na área”. Resultou, assim, “numa nova visão da missão do curso a longo prazo”.

Os alunos têm o benefício de estudar numa instituição que se destaca na área científica do Design de Moda, com três ciclos de estudos, “uma das melhores bibliotecas do país dedicada ao tema”, segundo Rafaela Norogrando, e a possibilidade de conexão com outras áreas do design (multimédia, industrial e jogos digitais), ciências da cultura e o cinema, que estimula a interação e mais perspetivas profissionais.

“Além disso, a parceria entre as diretoras da licenciatura e do mestrado em Design de Moda, em articulação singular, beneficiou ambos os cursos de uma visão de melhoria contínua em benefício da formação dos nossos estudantes”, sublinha ainda a docente.

O 1.º Ciclo em Design de Moda está disponível no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (entre 27 de julho e 7 de agosto), com 60 vagas. Tem como provas de ingresso uma das seguintes: “03 Desenho”, “10 Geometria Descritiva” ou “12 História da Cultura e Artes”.

Este curso tem disponíveis Bolsas de Incentivo UBI STEAM para os alunos do 1.º ano do curso.

Mais informação
1.º Ciclo Design de Moda