A 9.ª Edição do Programa Gilead GÉNESE, iniciativa de referência na área da Responsabilidade Social Corporativa em saúde, premiou o MAMA_MOVE, dirigido a melhorar a condição física de sobreviventes do cancro da mama, que é desenvolvido há vários anos pela Universidade da Beira Interior (UBI).
Promovido pelo Departamento de Ciências do Desporto (DCD-UBI), em colaboração com o Departamento de Sociologia, o MAMA_MOVE é um programa de exercício físico supervisionado, direcionado para sobreviventes do cancro da mama e que visa melhorar a aptidão física e funcional, frequentemente afetada pelos tratamentos associados a esta doença. Esta atividade, aberta a toda a comunidade, procura minimizar efeitos secundários associados ao tratamento, como fadiga, diminuição da força muscular, amplitude de movimento, alteração da composição corporal, densidade óssea, capacidade aeróbia e diminuição da qualidade de vida de forma geral.
Coordenado pelos docentes do DCD-UBI Dulce Esteves e Henrique Neiva, o projeto conta com uma equipa multidisciplinar constituída por Ana Torres e Jorge Costa, do Departamento de Psicologia e Educação, e Ricardo Madeira e Adriana Maia, do DCD-UBI. “O exercício, desde que seja específico, supervisionado por pessoas competentes e fundamentado nas últimas descobertas científicas em oncologia, potencia enormes melhorias na condição física, estado psicológico, qualidade de vida e bem-estar”, reforça Dulce Esteves. “Por outro lado, o rastreio e a intervenção psicológica presentes no programa são um aspeto diferenciador e uma mais-valia para o desenvolvimento de conhecimento científico e para as pessoas”, acrescenta a coordenadora do projeto.
Dulce Esteves refere que “o prémio Gilead Génese é muito importante porque reconhece, em termos nacionais e competitivos, o mérito científico e social do MAMA_MOVE”. A docente da UBI sublinha que “o MAMA_MOVE é muito mais do que um programa de exercício: é uma comunidade de sobreviventes oncológicos que se apoiam, animam, discutem dificuldades e medos e que partilham o caminho”. Este prémio “é principalmente para os participantes e para os doentes oncológicos, que são, verdadeiramente, heróis”, conclui.
A 9.ª Edição do Programa Gilead GÉNESE recebeu 71 candidaturas, das quais 59 foram validadas (40 de “Investigação” e 19 de “Intervenção Comunitária”). Premiou 13 iniciativas, oito na categoria de investigação e cinco na categoria intervenção comunitária, onde se enquadra o projeto da UBI.
“Tal como nas anteriores edições, continuamos empenhados em contribuir para a promoção da investigação científica nacional e de iniciativas de intervenção comunitária junto de grupos da Sociedade Civil em Portugal. Acreditamos que cada projeto levado a cabo nestas áreas contribuirá para fazer chegar aos doentes mais e melhor saúde, quer pela procura de novas abordagens terapêuticas, passando pela pesquisa ao nível de mecanismos de doença e de potenciais alvos terapêuticos, explorando novas técnicas de diagnóstico, até a iniciativas inovadoras de apoio junto de grupos de doentes inseridos nas comunidades”, afirma Ignacio Schoendorff, Diretor Geral da Gilead Sciences em Portugal.
Criado em 2013, o Programa Gilead GÉNESE tem como objetivo apoiar projetos nas áreas em que a Gilead desenvolve investigação, nomeadamente Oncologia e Virologia. Na vertente de “Investigação”, privilegia ações que promovam a geração de resultados em saúde, a investigação com aplicação clínica e a implementação de sistemas de informação em saúde. A vertente “Comunidade” distingue projetos que promovam a qualidade de vida, o diagnóstico e ligação aos cuidados de saúde e a participação cívica e cidadania de modo inovador e com impacto na vida dos doentes.
A entrega dos prémios, cuja edição voltou a contar com o Alto Patrocínio do Presidente da República, decorreu a 17 de outubro (terça-feira), no Edifício IMPRESA, em Paço de Arcos.
As sessões de exercício supervisionado para sobreviventes do cancro da mama do projeto MAMA_MOVE decorrem, de forma gratuita, junto aos pavilhões desportivos da UBI, em Santo António, às segundas, quartas e quintas-feiras, entre as 17h30 e as 19h45.