Manuel José dos Santos Silva profere a “Última Aula”

O antigo Reitor da UBI abordará o tema “Geografia dos Afetos: da Cidade Fábrica à Cidade Universitária”. A homenagem está agendada para dia 27 de maio.

Manuel José dos Santos Silva, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, profere a “Última Aula”. Este ato simbólico marca a carreira do docente e investigador que foi Reitor da UBI entre 1996 e 2009.

Professor Catedrático Jubilado, Manuel dos Santos Silva foi um dos fundadores da unidade de investigação MTP, nos anos 80, e, posteriormente, da FibEnTech, em 2013, tendo desempenhado cargos de coordenação e de investigador em ambas as unidades de investigação por mais de 20 anos. Como Reitor, desenvolveu as Faculdades de Engenharia e de Ciências Sociais e Humanas e criou as Faculdades de Artes e Letras e de Ciências da Saúde.

Foi o responsável pela implantação, crescimento e afirmação da investigação em materiais fibrosos, têxteis e celulósicos, em Portugal, e criou unidades de investigação que tiveram projeção internacional. Publicou dezenas de trabalhos técnico-científicos e orientou diversas teses de doutoramento e dissertações de mestrado. Detém diversas patentes de equipamento de controlo de qualidade baseado na aplicação de lasers aos Têxteis e construiu protótipos como o “Paralelitex” e o “Pilositex”. Desenvolveu trabalhos de investigação com base em técnicas de processamento de imagem e, mais recentemente, no domínio dos Têxteis inteligentes.

Foram-lhe atribuídos os prémios científicos Gulbenkian de Ciência e Tecnologia (1981) e da Boa Esperança (1989). Em 1999 foi nomeado “Officier dans l’Ordre des Palmes Académiques” pela República Francesa. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, pelo Presidente da República Portuguesa, em 10 de junho de 2011. Em 1999 recebeu o troféu “Gazeta 98” na área da Educação e, em 2009, o Troféu D. Dinis, nas áreas da Educação e Ciência, atribuído pelo Diário das Beiras. A Ordem dos Engenheiros atribuiu-lhe o Prémio Conselho Diretivo da Região Centro, em 26 de maio de 2012.

O evento está agendado para o Polo I (Anfiteatro das Sessões Solenes), a partir das 16h00, no dia 27 de maio (sábado).

A sessão tem início com a intervenção do Reitor da UBI, Mário Raposo, seguindo-se a apresentação de “Vida e Obra de Manuel José Santos Silva”, pelas docentes da UBI, Maria da Graça Sardinha e Petronila Rocha Pereira.

A “Lição de Jubilação” de Manuel Santos Silva tem como título “Geografia dos Afetos: da Cidade Fábrica à Cidade Universitária”. Este ponto do programa encerra com a atuação da Tuna Académica DESERTUNA.

A homenagem continua com o jantar, no Hotel Puralã, marcado para as 20h00, e que inclui um Momento Musical pelos alunos do Conservatório da Covilhã e uma abordagem da Comissão Organizadora, que falará de “O porquê desta Homenagem”. Estão previstas intervenções Carvalho Rodrigues e Luíz de Sá Pessoa.

A Comissão Organizadora integra Maria da Graça Sardinha, Petronila Rocha Pereira, Mário Raposo, Luíz de Sá Pessoa, F. Carvalho Rodrigues, João Casteleiro, Elisa Pinheiro, António Neto Freire, Rui Miguel, Madalena Rocha Pereira, Jorge Torrão e António José Santos Silva.