Milhares reúnem-se para Benção das Pastas

Mais de 1.160 finalistas e aproximadamente 2.500 pessoas nas bancadas, marcaram presença na cerimónia de benção das pastas da UBI. Houve quem assistisse de mais perto junto às grades, e quem ocupasse lugares mais distantes, resultado de se ter “verificado um crescimento exponencial no número de finalistas inscritos. Torna-se impossível não justificar o mesmo com o crescimento da Universidade da Beira Interior, que cada vez mais recebe mais estudantes e abre mais vagas”, confirma João Nunes, presidente da Associação Académica da UBI.

Alguns recordam este dia, como foi o caso de Inês Soares, ex-aluna da UBI, que acompanhou de capa ao ombro a conquista da prima: “Vir relembrar tudo, é uma nostalgia gigante; e agora vejo a minha prima e ainda por cima calhou no mesmo dia que a minha, no dia 18 de maio. É um orgulho ver a minha prima aqui.”

Os pais dos finalistas também vivem o ambiente de benção com sentimento: “É um culminar de 3 anos de vivências, de aprendizagens, principalmente para ele, é um orgulho que sinto no meu filhote por ter ultrapassado mais um a etapa na vida dele. É sempre um marco também muito importante para os pais”, conta Helena Dinho, mãe de um finalista de Gestão.

Beatriz Silva, é uma das finalistas de Design Industrial e subiu ao palco para representar o seu curso. “Participar no discurso de curso foi um orgulho, mas também um desafio, estava com um bocado de medo de me enganar, mas ao chegar ao palco os nervos acabaram por ir logo embora e descontraí.”

Para Beatriz a bênção é um misto de emoções e uma conquista que partilha com a família: “Esta benção para mim foi um misto de emoções, muita alegria, nervosismo, nostalgia e orgulho. Acho que a minha família sente muito orgulho, portanto o dia da benção é um dia para partilhar com eles este feito”, acrescenta.

A Benção das Pastas é um trabalho de equipa entre a UBI e AAUBI, no qual a principal função da AAUBI é “estabelecer o elo de ligação com todos os finalistas, com a ajuda dos núcleos que representam cada curso”. Para tal, contam com vários apoios: “Existe um conjunto de profissionais de excelência que se unem a nós na concretização deste evento e que, também eles, contribuem para o bom nome da nossa Cidade Neve, nomeadamente a UBI, o Município da Covilhã, a Diocese da Guarda, a Proteção Civil, os Bombeiros, a PSP, a GNR, a Cruz Vermelha e o Antes Que Te Queimes. Sem a colaboração com estes, o evento não seria possível”, reconhece João Nunes. “Enquanto organização, é um evento muito especial de organizar. É com um grande carinho que o preparamos, e com muita emoção que observamos a felicidade na cara dos finalistas e o orgulho de todos os familiares que os acompanham”, acrescenta.

Durante o evento, foram recolhidos bens essenciais como produtos de higiene e bens alimentares para ajudar alunos carenciados da UBI. Os dois pontos de recolha estavam à entrada da Faculdade de Ciências da Saúde e no Complexo Desportivo. Segundo o presidente da AAUBI, o número de bens essenciais angariado foi positivo, “podemos avançar que este superou qualquer expetativa que tínhamos inicialmente”, confirma.

“A todos os finalistas, olhem para trás e orgulhem-se pelo caminho que percorreram, orgulhem-se de todo o esforço, compromisso e resiliência que vos trouxe até este momento e abracem as possibilidades e promessas que o futuro vos trará. Lembrem-se sempre que a Covilhã, a UBI, e a AAUBI serão sempre a vossa casa. Com os braços sempre abertos para vos voltar a receber”, prometeu o Presidente da AAUBI no seu discurso aos finalistas.