Missionários brasileiros instalam-se na Covilhã

“Jamais pensávamos que moraríamos em Portugal” diz casal de missionários brasileiros residente na Covilhã há 8 meses.

César e Jéssica de Almeida são missionários cristãos brasileiros pertencentes à Igreja Portugal para Cristo que vieram à Europa “em razão de direcionamento divino”. Na Roménia, país que moraram após um período de trabalho com refugiados na Jordânia, nasceram suas filhas Hadassa, de três anos, e Zoe, de um ano e sete meses.

São de Campinas, cidade no interior do Estado de São Paulo, no Brasil, e contam que desde 2012 se dedicam a “ajudar a sociedade”, seja em comunidades carenciadas, em presídios ou trabalhando com refugiados.

A missão destes brasileiros é divulgar o Evangelho que creem: que Jesus Cristo, o único Salvador, nasceu da virgem Maria, foi crucificado e ressuscitou, perdoando os pecados de toda a humanidade, permitindo, assim, com o seu próprio sacrifício Santo, o acesso direto à Deus Pai.

Relataram a dificuldade e cuidado que tinham ao falar de Cristo na comunidade árabe, quando viveram na Jordânia, pois ao contrário do seu país natal, Brasil, onde há liberdade de expressão e culto religioso, muitos países árabes proíbem o proselitismo, ou seja, a tentativa de converter e fazer novos fiéis.

Todavia, mesmo diante deste cenário desfavorável, César e Jéssica contam que diversas pessoas se converteram ao cristianismo, testemunhando milagres de cura e testificando a presença de Deus.

Na Roménia também enfrentaram alguns obstáculos na divulgação do Evangelho e acesso à sociedade. Mas, “diante da simpatia e acolhimento daquele povo, logo tivemos o espaço de que necessitávamos para ajudá-los e falar sobre Jesus Cristo”. Da mesma forma, garantem que também testemunharam “milagres divinos”, comprovando que “Deus estava ali a todo tempo”.

Missão na Roménia.

Quando perceberam que o trabalho que tinham para fazer na Roménia já havia acabado, procuraram a direção de Deus para guiar os seus próximos passos. Estavam inclinados para ir para Itália ou Escócia, pois tinham recebido convites de amigos e eram os países que mais lhes chamavam a atenção.

Entretanto, as oportunidades surgiram em território português: “As portas se escancararam em Portugal e entendemos que era o agir de Deus, pois jamais pensávamos que moraríamos neste país”.

A família Almeida chegou a Portugal em 21 de março de 2023 e, desde então, reúnem em sua casa com outras pessoas para “estudar e pregar a palavra de Deus”. Os cultos acontecem todos os domingos, às 10h, no Tortosendo, sendo que no primeiro domingo do mês tomam o pequeno-almoço juntos e no último, fazem um almoço de Ação de Graças.

Já às quartas-feiras, ao final da tarde, fazem um estudo bíblico. Atualmente, aproximadamente vinte pessoas assíduas frequentam a casa dos missionários, além das crianças, que se divertem bastante nos momentos de louvor, ao som de violão e cajon.

O casal de missionários relata que o espaço da casa já está ficando pequeno para a reunião de tantas famílias e que o objetivo é arrendar um sítio perto da Universidade da Beira Interior onde possam fazer os cultos e, também, uma sala de oração aberta 24 horas.

Culto de Ação de Graça na casa dos missionários, em Tortosendo, em 26 de novembro de 2023.

Entendem que a atual localização, no Tortosendo, dificulta o acesso de mais pessoas, pois muitas ainda não possuem meios de transporte próprio e dependem dos autocarros. Assim, já estão à procura de um lugar mais central, de preferência perto dos jovens, na UBI, público junto do qual querem ter maior alcance pois “são o futuro deste país”.

Outro projeto que desejam muito realizar é abrir uma cafeteria sem fins lucrativos, para que os jovens possam ter um lugar para estar, de forma descontraída, tomar um café, e ter uma conversa profunda e edificadora com as pessoas que ali se encontram. A intenção seria vender cafés, chás, churros, oferecendo aos clientes uma boa comida, mas com o principal objetivo de interagir com o público, pois entendem que a sociedade está carente de tempo e afeto.

Todo o valor obtido seria destinado à própria manutenção do estabelecimento, assim como o possível lucro atribuído a ações sociais, como a compra de edredons e fornecimento de comida a pessoas necessitadas e, também, destinado a ajudar jovens em situação de prostituição.

César e Jéssica salientam que o cenário ideal seria encontrar um lugar para arrendar, suficientemente grande para comportar esses três projetos: o culto e estudo bíblico; a sala de oração 24h; e a cafeteria. Assim, “pedimos a oração a todos, para que Deus nos guie e nos abençoe neste propósito”.

Pode ler também