Noite Europeia dos Investigadores 2024 destaca Ciência e Sustentabilidade

Os alunos do 1.º e 2.º ciclo das escolas do concelho exploraram e participaram em várias atividades de demonstração científica
O programa deste ano integrou diversas atividades destinadas aos jovens estudantes do concelho da Covilhã, para lançar as bases do gosto pela ciência.

A Universidade da Beira Interior (UBI) celebrou a Noite Europeia dos Investigadores com um conjunto de atividades que reuniram investigadores, alunos e a comunidade em torno da ciência e inovação. Este ano, os temas principais foram a sustentabilidade e a promoção do conhecimento científico, tendo envolvido as várias escolas do concelho. O evento decorreu na Biblioteca Municipal da Covilhã e no Complexo Desportivo da cidade, entre os dias 26 e 27 de setembro.

A Sessão de Abertura teve lugar no dia 26, na Biblioteca Municipal, e contou com a presença do Reitor da UBI, Mário Raposo, da Vice-reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, Sílvia Socorro, e do Chefe de Gabinete do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Hélio Fazendeiro. Foi nesta ocasião que teve lugar o lançamento do “Mural da Sustentabilidade”, um projeto colaborativo que será desenvolvido em parceria com a Escola EB1/JI do Refúgio e com os alunos de licenciatura e mestrado em Design, da UBI. O projeto, orientado por Margarida Ferreira, docente do Departamento de Artes, visa promover a consciência ambiental e a importância da sustentabilidade, bem como despertar o interesse das crianças e jovens pelas artes.

No mesmo dia, uma das atividades de maior destaque foi a sessão “Parlamento de Jovens”, que contou com a participação de cerca de 80 alunos do Ensino Secundário. A sessão foi dinamizada por Afonso Gomes, Provedor do Estudante da UBI, Bruno Costa, docente do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política, e pelos membros do Conselho Municipal da Juventude, Janine Baptista e Diogo Domingos. O tema discutido foi “Violência no Namoro” e, para esclarecer dúvidas e promover o debate, estiveram presentes as técnicas da Coolabora, Diana Silva e Ana Bernardino, oferecendo uma perspetiva especializada sobre o tema.

No segundo dia, 27 de setembro, as atenções voltaram-se para a Feira de Ciência-UBI, realizada no Complexo Desportivo da Covilhã. Os alunos do 1.º e 2.º ciclo das escolas do concelho tiveram a oportunidade de explorar e participar em várias atividades de demonstração científica, como “Mundo da Microbiologia”, “Arquivo NC”, “Sim ou Não da Medicina”, “Robot de Pipocas”, “Montanha Viva” e “Gestão Inteligente de Parques de Estacionamento”.

As atividades foram dinamizadas por investigadores da UBI e proporcionaram experiências de aprendizagem simples e acessíveis a cerca de 130 estudantes, incentivando, simultaneamente, e desde cedo, o gosto pela ciência. Os participantes puderam também aprender e ficar sensibilizados para a problemática das alterações climáticas através da participação no “Ecoheroes”, um jogo de tabuleiro gigante, onde os próprios alunos puderam circular pelas casas do percurso. O jogo foi desenvolvido com orientação científica de docentes e investigadores da UBI, dos departamentos de Gestão e Economia e Engenharia Civil e Arquitetura, e design gráfico pelos criativos do Gabinete de Marketing, Imagem e Comunicação da UBI.

O evento culminou com uma caminhada noturna intitulada “Luzes da Ciência”, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas. O percurso levou os participantes por várias zonas da cidade da Covilhã, onde puderam interagir com investigadores da UBI num ambiente descontraído e informal, promovendo o convívio e a troca de ideias sobre ciência e tecnologia.

Em paralelo, a Biblioteca da UBI, promoveu a atividade “Sismos: antes, durante e depois”, em colaboração com o Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura. A ação pretendeu chamar a atenção para questões relacionadas com este fenómeno natural.