Prémio de Mérito Duarte Simões abre candidaturas

O galardão é direcionado a alunas da UBI que tenham concluído com sucesso, no ano letivo 2022/2023, uma dissertação de Mestrado. Candidaturas disponíveis nos meses de setembro e outubro.

Estão abertas as candidaturas à segunda edição do Prémio de Mérito Duarte Simões, promovido pelo Rotary Club da Covilhã (RCC). A competição é dirigida a alunas da Universidade da Beira Interior (UBI) que tenham concluído as suas dissertações no ano letivo de 2022/2023.

“Que nenhuma menina fique para trás” é o lema da iniciativa anual que homenageia Duarte Cordeiro de Almeida Simões, um dos grandes impulsionadores do Ensino Superior na Covilhã, ao mesmo tempo que persegue o objetivo de diminuir desigualdades sociais e impulsionar o acesso à educação e à formação de jovens mulheres.

Ao Prémio de Mérito Duarte Simões do ano rotário de 23/24, organizado sob o lema “Crie Esperança no Mundo”, podem concorrer as estudantes que tenham realizado dissertações numa das áreas de enfoque do RCC: Paz e Resolução de Conflitos; Prevenção e tratamento de doenças; Água e Saneamento ‐ Recursos Hídricos; Saúde Materno‐infantil; Educação Básica e Alfabetização; Desenvolvimento Económico e Comunitário ou Apoio ao Meio Ambiente.

O prémio, no valor de 500€, será atribuído à aluna cuja dissertação evidencie especial interesse pela divulgação, promoção e desenvolvimento do concelho da Covilhã ou região.

A entrega do Prémio de Mérito Duarte Simões decorrerá numa cerimónia pública e a vencedora será convidada a realizar uma palestra sobre o tema da dissertação premiada.

A avaliação das dissertações é da responsabilidade de um júri de três elementos do RCC, nomeadamente o presidente em exercício, um elemento designado pela UBI e um elemento cooptado pelo Club na sociedade civil e de mérito reconhecido.

As candidaturas devem ser realizadas via e-mail, para rotarycovilha@gmail.com, durante os meses de setembro e outubro e o resultado será comunicado por escrito à vencedora até 30 de novembro.

Na edição anterior, “Mobiliário infantil direcionado a crianças com Perturbações do Espectro do Autismo” foi a dissertação premiada, tendo sido realizada no âmbito do 2.º Ciclo/Mestrado em Design Industrial por Inês Pereira Lopes.

O projeto, considerado pelo júri “de extrema relevância para a sociedade” enquadrou-se na área de educação e ação social e consistiu na criação de uma linha de mobiliário com o foco nas crianças com Perturbações do Espectro de Autismo (PEA), com idades entre os dois e os seis anos. Nessa edição foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Catarina Castelo Maia (Mestrado Integrado em Medicina), com o trabalho “Disfunção tiroideia em grávidas de alto e baixo risco numa região com défice de iodo (Beira Interior)” e a Rafaela Fernandes Marrocano (2.º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde com o trabalho), com “Envelhecimento cognitivo, prevenção e intervenção no deterioro cognitivo e demência de adultos idosos sem alfabetização”.

Mais informação
Regulamento