Projeto Papiloma no pódio de concurso nacional de ideias de negócio

A proposta da docente da UBI Carla Cruz alcançou o segundo lugar do UI.CAN.

O Projeto Papiloma, em desenvolvimento na Universidade da Beira Interior (UBI), alcançou o segundo lugar no concurso nacional de ideias de negócio UI.CAN. A docente da UBI Carla Cruz é a promotora principal desta proposta que alcançou, recentemente, o primeiro lugar no WIN-UBI: Concurso de Ideias de Negócio. Desta vez esteve entre os melhores na competição que colocou frente a frente projetos inovadores das sete universidades do consórcio UI.CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo.

O evento decorreu no dia 6 de junho na Universidade de Aveiro (UA), tendo marcado presença universidades do consórcio (UBI, UA, Trás-os-Montes e Alto Douro, Minho (TecMinho), Porto, Coimbra e Évora), empreendedores, investidores e várias entidades ligadas ao ecossistema empreendedor nacional.

A UBI esteve representada por Carla Cruz, cujo projeto Papiloma convenceu um painel de jurados constituído por representantes da ANJE, Portugal Ventures e IAPMEI.

O Papiloma apresenta-se como uma solução inovadora que simplifica e acelera o tratamento de lesões provocadas pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) que, de outra forma, poderiam evoluir para cancro do colo do útero nas mulheres. Este projeto encontra-se em fase de validação de um protótipo, consistindo no desenvolvimento de um gel de aplicação vaginal de alta eficácia, contendo várias propriedades anticancerígenas e antivirais, destinando-se à indústria farmacêutica.

O primeiro lugar foi conquistado pela Beat-Therapeutics, da Universidade do Porto, projeto que consiste no desenvolvimento de um tratamento inovador para cancros da mama triplo-negativos, da próstata, pâncreas e ovários, caracterizados por uma elevada resistência à terapêutica e por baixas taxas de sobrevivência. Já o terceiro lugar foi atribuído ao projeto Screen4Health, da Universidade do Minho, o qual pretende oferecer a empresas farmacêuticas, de química orgânica ou medicinal, a prossibilidade de screening de compostos, usando modelos de Caenorhabditis elegans (C. elegans) de doenças raras.

Além do picth final, onde marcaram presença os promotores dos melhores projetos empreendedores de cada universidade, o evento contou ainda com a apresentação dos resultados alcançados ao longo dos últimos dois anos por parte do projeto UI.CAN e uma talk dedicada ao tema “Improvisa a tua Vida”, dinamizada pelo grupo “Improváveis”. Durante a tarde, foi ainda promovido um speed date entre empreendedores das referidas universidades que participaram nos programas de aceleração do projeto UI.CAN e vários investidores (CORE Angels, Gestluz, Entropic Ventures, Faber, Beta Capital, Union e Montepio). Nesta sessão, a UBI foi representada pelo empreendedor Pedro Silva, dinamizador da CAMADA, projeto que disponibiliza um marketplace print-on-demand de peças de betão decorativas e que ambiciona automatizar a indústria da construção civil, através da impressão 3D.

Esta iniciativa, integrada no projeto UI-CAN, foi cofinanciada pelo COMPETE 2020 e Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu.