Projeto SQUALIVE alcança terceiro lugar no ARRISCA C

A equipa de projeto, constituída pelos alunos Diana Gomes e Pedro Ferreira, conquistou o terceiro lugar nacional na categoria de Inovação Sustentável, propondo uma solução de reaproveitamento do bagaço destinada à indústria cosmética.

O projeto SQUALIVE, cujos promotores são os alunos de doutoramento em Bioquímica da Universidade da Beira Interior (UBI) Diana Gomes e Pedro Ferreira, alcançou o 3.º lugar na categoria “Inovação Sustentável”, do ARRISCA C, perante um júri composto por elementos do projeto INOVC+.

Este projeto empreendedor propõe uma solução inovadora para minimizar o impacto ambiental do bagaço de azeitona – subproduto abundante da produção de azeite com elevados níveis de toxidade ambiental – e a crescente necessidade de esqualeno, composto essencial para as indústrias farmacêutica, cosmética e de suplementos alimentares.

Paralelamente, e reforçando o compromisso ambiental, a tecnologia SQUALIVE pode servir como alternativa ao uso de óleo de fígado de tubarão na obtenção de esqualeno, contribuindo para a redução da morte de milhares animais anualmente e garantindo processos com maiores níveis de sustentabilidade.

A equipa da UBI obteve, com a participação no ARRISCA C, um prémio monetário no valor de 1.000€, com o objetivo de continuar o desenvolvimento da sua ideia de negócio, tendo também acesso a vários prémios não-monetários, como serviços de incubação, mentoria e design multimédia, bem como acesso a eventos de empreendedorismo.

Na categoria “Inovação Sustentável” – que corresponde a qualquer iniciativa que fomente o empreendedorismo tecnológico e criativo ligado à economia circular e sustentabilidade – o 1.º lugar foi para o projeto TROVADOR, de Marta Bernardino e Sebastião Mendonça, do Instituto Superior Técnico, de Lisboa, e o 2º lugar para o projeto “BioTapResin”, de Nalin Borges e Inês Farias, da Universidade de Aveiro.

O concurso, que tinha ainda as categorias “Inovação” e “Inovação Social, teve lugar a 9 de abril, na Universidade de Coimbra.

O ARRISCA C é um Concurso de Ideias de Negócio promovido pela Universidade de Coimbra no âmbito do projeto INOVC+ e que pretende premiar ideias de negócio de base científica/tecnológica, a nível nacional, que tenham impacto em várias áreas. O Concurso visa contribuir para a criação de spin-offs académicas e empresariais e startups, pretendendo-se promover uma cultura inovadora e estimular o espírito empresarial e a transferência do conhecimento e tecnologia gerados no âmbito das atividades académicas, de investigação e desenvolvimento.

Já o INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros (UBI incluída), potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia.

Pode ler também