Projetos da UBI em destaque no Programa Promove LaCaixa/BPI

Os resultados divulgados recentemente dão conta da mais-valia da Universidade no desenvolvimento de ideias inovadoras para o Interior.

A 6.ª edição do Programa Promove premiou vários projetos da Universidade da Beira Interior (UBI) nas diferentes tipologias do concurso: projetos de I&D mobilizadores, projetos-piloto inovadores e ideias inovadoras. A UBI destacou-se como uma das grandes vencedoras do Promove 2024, uma iniciativa promovida pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável nas regiões do Interior de Portugal.

Os resultados, divulgados recentemente, refletem o forte compromisso da Universidade com a investigação e a inovação, orientadas para o desenvolvimento do Interior e das regiões de baixa densidade populacional. Reforçam ainda o papel da UBI como polo de inovação e transformação socioeconómica.

A UBI lidera o projeto I&D mobilizador intitulado “Promoção da proteção e preservação da biodiversidade reduzindo a poluição luminosa”, coordenado por António Marques Cardoso, docente e investigador do Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos (CISE).

Na tipologia de Projeto-Piloto Inovador, a UBI é a entidade líder do projeto “AquaClean – Monitorização e remoção de disruptores endócrinos em águas superficiais”, que tem como responsável por Carla Cruz, docente e investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI). Neste particular, tem como parceira a Águas da Covilhã.

Num universo de 16 premiados, foram distinguidas 10 Ideias Inovadoras (lista) apresentadas por alunos de doutoramento da UBI e mentoria de docentes e investigadores da instituição, o que é um reconhecimento da qualidade da formação, investigação e capacidade de inovação da academia.

A UBI é ainda parceira num projeto I&D mobilizador liderado pela Universidade do Minho, intitulado “Valorização de desperdícios agroflorestais do interior de Portugal para funcionalização têxtil”. Esta participação é da responsabilidade da docente e investigadora do Aeronautics and Astronautics Research Center (AeroG), Isabel Gouveia.

A edição de 2024 do Programa Promove premiou um total de 45 projetos, com a UBI a ser uma das instituições mais reconhecidas pela qualidade e impacto das suas propostas. Os resultados refletem o papel vital das universidades na criação de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas regiões do Interior, contribuindo para um Portugal mais equilibrado e inclusivo, e reforçando a importância de iniciativas que promovem o crescimento sustentável.