Seminário promove reflexão sobre gestão e curadoria de dados científicos na UBI

A UBI continua a promover atividades numa área estratégica para o desenvolvimento da ciência.

O 3.º Seminário do projeto Centro de Competências em Curadoria de Dados de Investigação (C4MSSData@UBI) reuniu a comunidade académica para uma nova sessão, dedicada à gestão e curadoria de dados de investigação. A iniciativa deu destaque à importância que a Universidade da Beira Interior (UBI) atribui à Ciência Aberta e à promoção de práticas responsáveis na preservação e reutilização de dados científicos.

A sessão, que teve lugar a 19 de novembro, foi aberta por Sílvia Socorro (Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento) e por Pedro Inácio (Vice-Reitor para a Estratégia Digital, Gestão da Informação e dos Recursos Humanos), apresentando os seus objetivos, áreas de intervenção e importância estratégica para a UBI e destacando o desenvolvimento da Política de Gestão de Dados.

Seguiu-se a intervenção de Rui Martinho, que apresentou os principais desafios associados à gestão de dados de investigação, focando a importância de instrumentos e métodos que assegurem a integridade, interoperabilidade e acessibilidade dos dados ao longo do ciclo de vida científico, nomeadamente do Plano de Gestão de Dados.

A segunda parte do seminário ficou a cargo de Luís Carvalho, que partilhou a sua experiência prática na implementação do Catálogo do Repositório Português de Metadados GNSS, com recurso a DCAT e JSON-LD. A apresentação evidenciou a relevância dos padrões internacionais de metadados para a organização e disseminação de dados estruturados, sublinhando o papel destes modelos na construção de ecossistemas mais transparentes e interoperáveis.

O seminário integrou-se no conjunto alargado de ações do C4MSSData@UBI, coordenado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento e pelo Gabinete de Cibersegurança e Proteção de Dados. Estas iniciativas procuram fortalecer a literacia em gestão de dados científicos e criar mecanismos que incentivem práticas consistentes de documentação, preservação e partilha de informação.

Financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (RE-C05-i08) e alinhado com o PNCADAI – Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação, o projeto C4MSSData@UBI tem como missão reforçar a disseminação, preservação e acessibilidade dos dados científicos, consolidando a UBI como uma instituição de referência no panorama nacional da gestão de dados de investigação.

Pode ler também