Trabalhos de investigadores da UBI destacados em Espanha

Evento decorreu em Cáceres, Espanha.
XXIV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial teve lugar na Universidade de Extremadura.

Vários investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI), em concreto do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE), viram os seus trabalhos premiados no XXIV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, na Facultad de Empresa, Finanzas y Turismo da Universidad de Extremadura, em Cáceres, Espanha.

Maria do Céu Alves, docente do Departamento de Gestão e Economia (DGE) da UBI e investigadora do NECE, foi agraciada, juntamente com Jorge Casas-Novas (Universidade de Évora), com o Prémio de Melhor Comunicação de Autores Portugueses pelo trabalho intitulado “Style of use of quality cost information and its effects on quality-related learning and performance. A gender approach”.

Por seu turno, Vítor Moutinho, igualmente docente do DGE e investigador do NECE, viu a comunicação “Does Economic Policy Uncertainty influence SME performance?”, na qual foi coautor com Maria de Carmen de la Orden de la Cruz (Universidad Rey Juan Carlos), Jéssica Paule Vianez (Universidad de Rey Juan Carlos) e Mari Cruz Sánchez Escobedo (Universidad Extremadura), reconhecida com o Prémio de Melhor Comunicação de Autores Portugueses e Espanhóis.

Já Elisabeth Pires Baía, estudante do 3.º Ciclo/Doutoramento em Gestão da UBI e bolseira do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, ganhou, no WIN – Workshop de Investigadores Nascentes (atividade integrada no Seminário em apreço, onde são apresentados projetos de doutoramento e trabalhos de investigação de tese em curso), o Prémio de Melhor Proposta de Investigação com o trabalho intitulado “How do Dynamic Capabilities explain performance?”. A estudante é orientada por João Ferreira e Ricardo Gouveia Rodrigues, docentes do DGE e investigadores do NECE.

Investigadores da UBI, durante o evento

O XXIV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial foi organizado pelo Círculo Ibérico de Economia Empresarial (CIBECEM), em concreto por docentes e investigadores do Departamento de Economía Financiera y Contabilidad da Universidad de Extremadura. A Universidade da Beira Interior é uma das integrantes do CIBECEM, rede criada em 2005 e que engloba, no total, oito instituições de ensino superior portuguesas e espanholas: Universidade do Algarve, Universidade da Beira Interior, Universidade de Évora, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidad de Vigo, Universidad de Salamanca, Universidad de Huelva e Universidad de Extremadura. A principal atividade que o CIBECEM realiza anualmente é o Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, que se organiza alternadamente em Portugal e Espanha.