A Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI) promove um Congresso de Homenagem pelo Centenário do Nascimento de Fernando Campos, ficcionista, cronista e investigador português.
O evento, composto por seis sessões plenárias, conta, na Sessão de Abertura, com a presença do Reitor da UBI, Mário Raposo, e dos Presidentes da Comissão Organizadora, do Departamento de Letras e da Faculdade de Artes e Letras.
O congresso reúne importantes especialistas da área dos estudos literários: Maria de Fátima Marinho e Elvira Mea, Professoras Eméritas da Universidade do Porto, Maria de Fátima Silva, Professora Catedrática Jubilada da Universidade de Coimbra, Cristina da Costa Vieira, da UBI, Cândido Martins, da Universidade Católica Portuguesa – Braga, e Margarida Alpalhão, da Universidade Aberta. A versatilidade e variedade da obra artística do autor será igualmente colocada em destaque com as intervenções de Maria do Carmo R. Mendes, da UBI, Ana Alice Cunha, da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia, e Maria Nazaré Campos e de Margarida Campos, filhas do autor, que apresentarão a obra “Fernando Campos. Biografia. À procura do Homem da Máquina de Escrever”, publicada em 2024, pela Avenida da Liberdade Editora.
Será ainda apresentada uma seleção de pinturas e esculturas de Fernando Campos, que estará patente ao público na Biblioteca Central da UBI entre 5 e 19 de dezembro. Acentuando a intemporalidade da obra de Fernando Campos, participarão Elsa Josina e Salvador Tito, jovens investigadores, Mestres em Estudos Lusófonos, pela UBI. Terá ainda lugar a apresentação do livro “Patrimónios de origem portuguesa – registos e reflexões” pelo próprio autor, o Arquiteto João Campos, bem uma leitura de uma breve seleção de excertos por alunos de diferentes ciclos de estudos do Departamento de Letras.
O Congresso de Homenagem pelo Centenário do Nascimento de Fernando Campos decorre na FAL (Anfiteatro da Parada), a partir das 09h30 do dia 5 de dezembro (quinta-feira).