UBI alberga debate sobre a crise climática

Esta quarta-feira, dia 7 de junho, teve lugar na UBI um debate sobre a emergência climática e o que se espera para o futuro do planeta. O evento contou com a participação das convidadas Joana Bértholo e Inês Barahona e ainda de três alunos, dois sul-americanos e um português.

Durante o debate, ressaltou-se a importância de despertar o interesse dos jovens desde cedo em relação às questões climáticas. Os três jovens presentes fizeram discursos impactantes durante o evento, representando a Bolívia, o Equador e Portugal, destacando as alterações climáticas que estão a acontecer nos seus respetivos países e revelando que os países que mais poluem não são necessariamente os mais afetados pelas mudanças climáticas

Durante a discussão, a jovem portuguesa Alexis, natural da Covilhã, trouxe ao debate uma preocupação relacionada com os ativistas que vandalizam propriedades, especialmente furando pneus de SUV’s em Portugal. Alertou ainda para a necessidade de substituir esses pneus, o que levava à produção de mais pneus, acabando por poluir mais.

O debate contou com a moderação de Pedro Peixoto, estudante de Psicologia, que representou os estudantes no evento. Nas declarações, o aluno expressou a opinião de que “não é a natureza que precisa ser salva, mas sim nós que precisamos ser salvos por ela”. Pedro destacou a importância “de aprender com os indígenas”, que considera terem sido “os primeiros a falar sobre as crises climáticas, devido à conexão que têm com a natureza”. Pedro ressaltou ainda a necessidade de “re-conectarmos com a natureza para compreendê-la verdadeiramente” e moldar nossos comportamentos de maneira mais sustentável.

O debate destacou ainda a relevância das humanidades na abordagem da emergência climática e a necessidade de uma conscientização coletiva e de ação urgente para enfrentar esta crise global.