UBI assina protoloco com a Empowered Startups

A empresa canadiana tem como atividade aproximar os investidores do sistema científico.

A Universidade da Beira Interior (UBI) estabeleceu uma parceria com a Empowered Startups, que se dedica a criar ligação entre entidades científicas e investidores. O protocolo coloca a academia na rota de empresários e empreendedores que procuram ideias inovadoras. A parceria foi oficializada esta tarde, entre o Reitor da UBI, Mário Raposo, e o representante da empresa, Francesco Berrettini, com a presença do Vice-Reitor para a Internacionalização e Interação com a Sociedade, José Páscoa.

“Ajudamos empresários altamente qualificados que queiram apostar num país. Avaliamos a área científica em que pretendem apostar e identificamos qual a universidade ou politécnico que mais se adequa à necessidade do empresário. Se a instituição tiver interesse, estabelece um acordo específico e nós tratamos da parte burocrática”, sintetizou o elemento da Empowered Startups.

Mário Raposo lembrou que Portugal tem um ambiente de incubação muito ativo e a UBI dedica, há muito, uma enorme atenção ao empreendedorismo. “Certamente que irá surgir desta parceria algo de interesse para os vossos investidores”, concluiu.

Após esta reunião, Francesco Berrettini visitou o UBImedical, incubadora da Universidade dedicada a receber e impulsionar ideias inovadoras, das áreas da saúde e bem-estar.

O acordo entre a UBI e a Empowered Startups prevê genericamente que as duas entidades possam colaborar ao nível do intercâmbio de docentes, investigadores e informações ou publicações académicas e possam implementar projetos conjuntos de ensino e investigação, entre outros.

A Empowered Startups foi fundada em 2009 em, Vancouver, no Canadá, e tem atualmente sedes em mais três países: França, Portugal e Estados Unidos. Tem como missão apoiar elementos do sistema científico, em especial, de áreas afastadas dos grandes centros urbanos, visando atrair talentos e novas oportunidades de trabalho e negócios para essas regiões. Já apoiou perto de 500 startups em todo o mundo, desde a sua fundação.