A Universidade da Beira Interior (UBI) viveu cinco dias preenchidos de atividades dedicados à Ciência e Inovação, no âmbito de um programa integrado na Semana da Ciência e Tecnologia, comemorado a nível nacional.
O Encontro UBI Ciência e Inovação 2024 – que teve lugar entre os dias 18 e 24 de novembro – consolidou-se como um espaço privilegiado para a partilha de conhecimento, impulsionando o diálogo interdisciplinar e fortalecendo a ligação entre a investigação, a inovação e a sociedade. O evento reafirmou o papel da UBI como referência na promoção da ciência e do desenvolvimento, tanto a nível regional como global.
O programa da UBI destacou a importância da investigação e da inovação, promovendo o diálogo entre investigadores, estudantes e diferentes parceiros estratégicos. A programação diversificada incluiu a apresentação de projetos de investigação em curso na universidade, com financiamento de diversas agências nacionais e internacionais, uma mostra de trabalhos de estudantes de Mestrado e Doutoramento e ainda diversas atividades de comunicação e divulgação científica.
Ao longo da semana, as sessões dedicadas à apresentação de projetos de investigação tiveram enfoque em programas como o Horizonte Europa, as iniciativas de financiamento da investigação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, as Agendas Mobilizadoras do Programa de Recuperação e Resiliência, assim como noutros apoios à investigação nacionais e internacionais. Estas sessões divulgaram a ciência “Made in UBI” e proporcionaram aos participantes a partilha de experiências sobre os projetos desenvolvidos nas suas áreas de atividade.
Um dos momentos de destaque da semana foi o da Pitch Session das Unidades de Investigação e Desenvolvimento da UBI, onde os principais projetos de cada unidade foram apresentados de forma dinâmica, fomentando a troca de ideias e a construção de novas parcerias interdisciplinares.
O concurso/exposição de posters científicos foi outra iniciativa relevante, premiando os melhores trabalhos apresentados por alunos de mestrado e doutoramento da academia. O vencedor foi Vinícius Albernaz, aluno de doutoramento em Ciência Política, que obteve o maior número de votos e receberá um prémio monetário no valor de 150€.
Outros momentos relevantes foram as iniciativas que visam reforçar a estratégia de comunicação de ciência da UBI, nomeadamente a publicação do E-Book “No Interior da Ciência” e o lançamento do Podcast com o mesmo nome. Criados em parceria com o Jornal do Fundão, estes instrumentos permitem alargar as formas de divulgar a investigação realizada na UBI junto da comunidade, aproximando o público em geral do conhecimento científico produzido na instituição, e contribuindo para aumentar a cultura e literacia científica.
O evento ficou ainda marcado pelo lançamento do Guia de Acolhimento ao Investigador Internacional, o qual surge como uma ferramenta essencial para facilitar a integração de investigadores estrangeiros, oferecendo-lhes informações práticas para a sua adaptação à universidade e à região.