UBI com presença sólida no ranking Times Higher Education por áreas científicas

A UBI tem oito áreas científicas classificadas e resultados relevantes no indicador “Qualidade da Investigação”, que colocam a instituição entre as melhores.

A Universidade da Beira Interior (UBI) continua a afirmar-se no panorama do Ensino Superior nacional e internacional, ao integrar oito áreas científicas na mais recente atualização do Times Higher Education (THE) World University Rankings by Subject.

À semelhança de anos anteriores, este relatório internacional alargou o número de instituições. Ainda assim, e apesar do reforço da concorrência, a UBI subiu uma posição numa das áreas, mantendo as posições do último ano, além do reconhecimento na vertente de investigação.

Como tem sido observado em edições anteriores, e noutros relatórios internacionais, a UBI apresenta um desempenho particularmente robusto no indicador “Qualidade da Investigação” (Research Quality, no original), alcançando a melhor classificação nacional nas áreas de Gestão e Economia (Bussiness and Economics) e Ciências Sociais (Social Sciences), bem como a terceira melhor posição nacional em Engenharia (Engineering).

Este indicador avalia o impacto e a excelência da investigação científica, com base na análise de citações normalizadas internacionalmente, refletindo o grau de influência da produção científica de cada instituição à escala global.

THE World University Rankings by Subject utiliza a mesma metodologia do World University Rankings (WUR), adaptada às especificidades de cada área científica. A avaliação baseia-se em cinco indicadores. Além do “Research Quality”, são considerados “Indústria”, “Perspetiva Internacional”, “Ambiente de Investigação” e “Ensino”.

Da ponderação conjunta dos cinco parâmetros resulta a classificação final das áreas científicas de cada instituição. Entre as oito áreas da UBI avaliadas, o maior destaque vai para Gestão e Economia, onde a Universidade se posiciona no patamar 301–400 a nível mundial, integrando o grupo das duas melhores instituições portuguesas nesta área.

Também nas Ciências Sociais a UBI regista um desempenho relevante, ao integrar o grupo 401–500 mundial.

As restantes áreas avaliadas situam-se no patamar 601–800 (Ciências Médicas e da Saúde/Medical and Health, Ciências da Computação/Computer Science, Engenharia/Engineering, Ciências da Vida/Life Sciences e Ciências Físicas/Physical Sciences) e no nível 601+, no caso de Psicologia.

Estas classificações são alcançadas em competição direta com cerca de 1.100 instituições internacionais por área — com exceção da Psicologia — e confirmam a evolução sustentada da UBI nas suas missões de Ensino, Investigação e Transferência de Conhecimento.

Nos últimos anos, a Universidade da Beira Interior tem marcado presença regular no ranking mundial de universidades do THE (World University Rankings), bem como no ranking de universidades jovens, que avalia instituições com menos de 50 anos. Em 2025, a UBI integrou ainda, pela primeira vez, o prestigiado Shanghai Ranking, reforçando o seu reconhecimento no panorama académico internacional.

Pode ler também