UBI com três filmes premiados na competição Sophia Estudante

Trabalhos de Licenciatura e Mestrado em Cinema foram considerados dos melhores do ano nos Prémios organizados pela Academia Portuguesa de Cinema.

Três filmes da Universidade da Beira Interior (UBI) viram reconhecida a sua qualidade na mais importante competição dedicada a alunos da área de Cinema. A 9.ª edição dos Prémios Sophia Estudante, promovida pela Academia Portuguesa de Cinema, destacou os títulos “O Tempo e a Vontade de Ficar”, “O Tempo Escreve a Vermelho” e “O Que Ainda Não Tem Nome”.

Na categoria Melhor Curta-Metragem de Ficção, “O Tempo e a Vontade de Ficar”, de Henrique Linhales Rangel, alcançou o segundo lugar. O filme foi realizado no âmbito da Licenciatura em Cinema, na Faculdade de Artes e Letras (FAL-UBI).

Foto: UBICinema

Em terceiro entre os nomeados para “Melhor Curta-Metragem Experimental” ficou “O Tempo Escreve a Vermelho”, de Patrícia Fernandes, uma produção feita também durante a Licenciatura em Cinema.

Foto: UBICinema

“O Que Ainda Não Tem Nome”, de Cybelle Mendes, recebeu do júri uma Menção Honrosa, em Melhor Curta-Metragem de Mestrado e Doutoramento. Cybelle Mendes fez o trabalho no decurso do 2.º Ciclo em Cinema.

Foto: UBICinema

Além destes trabalhos, a UBI tinha ainda nomeados os filmes “Morpheus”, realizado por Tomás Sousa e por Diogo Rodrigues, na Categoria Melhor Curta-Metragem de Animação e “Uma Balada de Amor, Ganância e Vingança”, o Projeto Final de conclusão do 1.º Ciclo em Cinema, em ‘Melhor Ficção’. Entre os selecionados para os Sophia Estudante, na categoria “Melhor Cartaz”, estava ainda “A metade animal”, com design de Ana Sofia de Sousa Pereira, David Jorge Silvano Correia, Emanuele Souza Inácio, Maria Teresa Pinheiro Coelho Magalhães e Micaela Laura Benedito.

O mérito dos alunos de Cinema da UBI tem estado em destaque, ao longo dos anos, nos Sophia Estudante, com diversas nomeações e posteriores galardões. Os três prémios foram conseguidos numa edição que teve 39 trabalhos nomeados, das mais diversas escolas da área.

A Cerimónia que homenageou os vencedores teve lugar em Albufeira, a 5 de março. A iniciativa é dinamizada anualmente pela Academia Portuguesa de Cinema, para incentivar e premiar os futuros cineastas e também de estimular as instituições de ensino e o seu corpo docente a partilharem os resultados dos trabalhos desenvolvidos em contexto académico.