UBI cria Licenciatura em “Computação Criativa e Realidade Virtual”

A nova formação está disponível para os candidatos ao Concurso de Acesso de 2024. Destina-se a formar profissionais capazes de atuar em simultâneo nos sectores da criatividade e tecnologia.

“Computação Criativa e Realidade Virtual” é a designação da nova licenciatura que a Universidade da Beira Interior (UBI) terá a funcionar no próximo ano. O curso, que pretende formar profissionais com um perfil único, capazes de trabalhar em inúmeros sectores, está disponível para os candidatos ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) que começa na segunda-feira, dia 22 de julho. Há 20 vagas disponíveis para este 1.º Ciclo, que combina a criatividade com as ciências e tecnologias da computação.

A criação do curso de “Computação Criativa e Realidade Virtual” está relacionada com a preocupação da UBI de acompanhar não só as necessidades do mercado de trabalho como de preparar profissionais de perfil inovador, capazes de lidar com as tendências emergentes da sociedade, neste caso as tecnológicas. Neste particular, os diplomados terão competências para trabalhar em áreas que envolvam, por exemplo, realidade virtual e inteligência artificial, em diversos sectores de atividade.

Pretende-se que possam operar no desenvolvimento web e aplicações, experiência digital interativa, desenvolvimento de produtos inteligentes, internet das coisas, desenvolvimento e design de jogos digitais, visualização de fenómenos naturais e alterações climáticas, desenvolvimento de sistemas de realidade virtual e realidade aumentada (como cirurgia médica, por exemplo).

Entre os principais empregadores estão as indústrias criativas, cinematográfica, jogos digitais, realidade virtual, instrumentação médica, aeronáutica, automóvel, naval, armamento, formação profissional baseada em simuladores e farmacêutica.

Os licenciados em “Computação Criativa e Realidade Virtual” ficam ainda capacitados a ingressar num 2.º Ciclo/Mestrado em áreas como a Computação, Design ou similares.

curso faz parte da oferta formativa do Departamento de Informática (Faculdade de Engenharia).

Para os candidatos do CNAES é necessário apresentar como provas de ingresso uma das seguintes: “03 Desenho”, “10 Geometria Descritiva” ou “16 Matemática”.

Este é um dos cursos que tem disponíveis bolsas no âmbito do UBImpulso Jovens STEAM – Engenharia.

Pode ler também