UBI disponibiliza instrumentos para apoio social aos novos alunos

Os Serviços de Ação Social da Universidade da Beira Interior (SASUBI) estão a acompanhar as matrículas/inscrições dos novos alunos colocados na UBI na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

A UBI, através dos SASUBI, tem ao dispor um conjunto de instrumentos dedicados a apoiar os alunos. Na área do alojamento, uma rede de sete residências universitárias, apartamentos e suites está disponível para alojar os estudantes deslocados, matriculados na Universidade da Beira Interior e, preferencialmente, bolseiros. Estas residências possuem uma diversidade de ofertas que poderão ser do interesse do estudante, para as quais podem ser formalizadas, desde já, as candidaturas. Por sua vez, a rede de cantinas produz e distribui refeições nutricionalmente desenhadas e com ementas variadas a todos os membros da comunidade académica.

O apoio social tem merecido um especial cuidado na UBI, fruto das necessidades crescentes da procura de alojamento a custos controlados por parte de alunos deslocados e de outros membros da academia. De acordo com o Reitor, Mário Raposo, “a atenção aos aspetos sociais nunca é demasiada, e o modo como a UBI acolhe os seus estudantes é fundamental para que possam concluir os seus cursos, nestes tempos de enormes dificuldades que se fazem sentir.”

Com o objetivo de ajudar a superar as dificuldades económico-financeiras, sociais e de integração, a Universidade da Beira Interior dispõe de um conjunto de instrumentos destinados a identificar e encaminhar os estudantes na procura de soluções para os seus problemas, entre os quais o Fundo de Apoio Social, o Programa “Ser Solidário”, bolsas de natureza diversa, apoio médico e desportivo e Gabinete de Apoio Psicológico.

As equipas dos SASUBI disponibilizam informação ou acompanhamento, para que o processo seja simples e os colocados pelo CNAES possam conhecer tudo o que se relaciona com a vivência na UBI – e na cidade – na qual vão ter a oportunidade de estudar.