UBI e FPF encerram primeira edição da Pós-graduação em Treino no Futsal

Iniciativa conjunta da Universidade da Beira Interior e da Portugal Football School promoveu a formação de 30 profissionais.

A 1.ª edição da Pós-graduação em Treino no Futsal permitiu aos cerca de 30 formandos vivenciar e testar a operacionalização de um ciclo de treino, desde a construção do modelo de jogo, análise do jogo e intervenção no treino em equipas técnicas, com alguns dos melhores profissionais do mundo da modalidade. O curso resulta de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Portugal Football School (PFS), da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O encerramento da Pós-graduação aconteceu na primeira semana de julho, com aulas presenciais na UBI. Os trabalhos foram acompanhados pelo Selecionador Nacional, Jorge Braz, e pelo treinador nacional, José Luís Mendes, que lecionaram uma aula prática sobre a preparação e intervenção no treino. De entre outros docentes que participaram ativamente neste curso, Bruno Travassos, João Nuno Ribeiro, Farzad Yousefian e Ricardo Ferraz foram os docentes e investigadores da UBI que acompanharam estes trabalhos.

Durante dois dias, os alunos conviveram presencialmente e o curso encerrou com um jantar em que estiveram presentes o vice-presidente da FPF, Pedro Dias, e o Reitor da UBI, Mário Raposo.

Entretanto, terminaram as inscrições para a 2.ª edição do curso, cujas vagas voltaram a esgotar.

Pós-graduação em Treino no Futsal é uma proposta inovadora de formação na modalidade, que tem como base o vasto conhecimento científico e a experiência prática da UBI e FPF. O curso visa aprofundar o conhecimento aplicado em áreas de intervenção do treinador e do profissional, e destina-se a diplomados em Ciências do Desporto ou em outras formações adequadas, bem como, excecionalmente, a treinadores cujo currículo e experiência o justifiquem.

Fazem parte do corpo docente algumas das mais importantes figuras nacionais e internacionais da modalidade, na vertente técnica e académica, e ainda de áreas como a medicina, psicologia e comunicação entre outras.

O plano de estudos cria competências no desenvolvimento do talento e formação dos jogadores, avaliação do desempenho, desenvolvimento individual e rendimento desportivo; estratégias de prevenção, recuperação e nutrição; modelação do jogo; organização e gestão do treino; monitorização e análise do desempenho; e planificação estratégica e gestão do jogo no futsal.