UBI em destaque no número de Publicações de Acesso Aberto ao Abrigo de Acordos b-on

Os números relativos a 2023 colocam a UBI como a melhor instituição entre as que têm menos de 50 anos.

A Universidade da Beira Interior (UBI) está em posição de destaque no que respeita à publicação de artigos científicos em acesso aberto, alcançando a posição de melhor instituição portuguesa de Ensino Superior, entre as fundadas há menos de 50 anos, no Relatório de Publicação ao Abrigo dos Acordos Transformativos b-on de 2023.

O documento inclui na análise 15 instituições de ensino superior (publicas ou privadas) fundadas depois de 1974, com a UBI à frente de todas elas, no critério acima referido. Considerando a tabela global, numa lista de 25 entidades, a UBI sobressai de forma significativa, posicionando-se apenas atrás das universidades nacionais do Litoral de maior dimensão e mais antigas.

Este desempenho que resultou da publicação de mais de uma centena de artigos, destaca o compromisso da UBI com a disseminação aberta do conhecimento científico, facilitada pelos acordos estabelecidos pela Biblioteca do Conhecimento Online (b-on).

A b-on, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tem implementado estratégias de acordos transformativos com editoras científicas, permitindo que os artigos dos investigadores das instituições-membro sejam publicados em acesso aberto, sem custos adicionais para os autores. Estes acordos visam promover a democratização do acesso ao conhecimento, garantindo que a produção científica esteja disponível para a comunidade global de forma gratuita e imediata.