UBI implementa projeto de integração de novos alunos e de promoção da aprendizagem

O UBI – Learning HUB II tem um financiamento superior a 700 mil euros e teve início neste mês.

A promoção inovadora de aprendizagem é o objetivo do UBI – Learning HUB II, projeto que a Universidade da Beira Interior (UBI) tem no terreno desde o início deste mês e que se prolonga até junho de 2026. Com as ações a implementar, a UBI quer aumentar o sucesso académico dos seus estudantes e precaver o abandono escolar.

O UBI – Learning HUB II tem um orçamento próximo dos 736 mil euros, tendo sido aprovado pela Direção-Geral do Ensino Superior, no âmbito de verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projeto tem previstas diversas atividades que vão acompanhar os novos alunos, logo desde a chegada à UBI. Nos primeiros momentos, através da integração pelas artes culturais, jogos tradicionais e atividades desportivas. Depois, terão à disposição ferramentas digitais inovadoras que vão dar a conhecer a UBI e os atos académicos que os alunos necessitam de conhecer no seu dia-a-dia. O projeto possibilita também aos estudantes usufruir de um programa de mentorias; sessões on-line sobre metodologias de estudo; e a integração de um chatbot com inteligência artificial que permite a pesquisa personalizada em conteúdos das unidades curriculares nas quais estão inscritos.

A participação dos estudantes de anos mais avançados nestas ações poderá ser compensada com a atribuição de bolsas com os valores de 650€ (para quem promova atividades de integração) e 1.000€ (para os participantes em tutorias).

Quanto a outras ações, a UBI manterá, também, o apoio extracurricular em unidades curriculares como Matemática, Química e Física, para as quais adaptou um edifício dedicado a este estudo acompanhado. O UBI-Learning Hub II irá também servir para capacitar docentes nas áreas de Competências Digitais Aplicadas.

Através do aproveitamento das mais recentes aplicações da Inteligência Artificial no tratamento de dados, serão analisados elementos relacionados com o percurso e desempenho dos estudantes e recomendações de ação, entre outros.

O projeto tem a participação das vice-reitorias para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade, para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social e Pró-Reitoria para a Universidade Digital, além dos departamentos de Informática, de Psicologia e Educação e do Gabinete de Inovação Pedagógica.