A Universidade da Beira Interior (UBI) é a primeira academia nacional a emitir, de forma consistente, o Cartão de Estudante Europeu (ESC), iniciativa que facilita a identificação do estatuto universitário fora de Portugal. Este foi um dos motivos do convite para partilhar esta boa prática no “European Student Card Initiative Day”, que decorreu a 14 de novembro em Lisboa, no Instituto Superior Técnico.
A emissão do ESC para os estudantes da UBI é feita no momento da matrícula/inscrição, após pedido de consentimento, e começou a ser aplicada no âmbito de uma iniciativa da aliança UNITA – Universitas Montium, que a UBI integra.
A ideia do ESC é funcionar como um “passaporte” europeu que é reconhecido nos países participantes, garantindo autenticidade dos dados, reduzindo fraudes e facilitando o processo para ambas as partes, sem ser necessário emitir um novo cartão.
Com a sua implementação geral, espera-se que os estudantes passem a beneficiar de vantagens, em especial durante a participação em programas de intercâmbio como o Erasmus+. Entre os benefícios, estão os descontos, em alimentação, por exemplo, o acesso a serviços em estabelecimentos fora das instalações académicas, ou espaços reservados no campus universitário, como bibliotecas ou espaços desportivos.
“O Cartão Europeu de Estudante é uma iniciativa essencial para melhorar a experiência de mobilidade estudantil na Europa, promovendo uma rede de apoio e serviços mais inclusiva e eficiente para estudantes e instituições”, sintetiza a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
Na quinta-feira passada, no “European Student Card Iniciative Day”, a UBI participou na mesa-redonda “Implementar e Potenciar a ESCI nas IES”, no “Debate aberto sobre o Presente e o Futuro da ESCI | Q&A” e dinamizou ainda o “Workshop 2: ESC”, pelo pioneirismo nacional na emissão do Cartão Europeu. O engenheiro Sérgio Nunes, da Área de Sistemas e Desenvolvimento dos Serviços de Informática da Universidade, foi o responsável pelas intervenções nestes momentos.
A atividade decorreu ao longo de todo o dia e contou com a participação de Joaquim Mourato (Diretor-Geral do Ensino Superior), Vanessa Debiais-Sainton (Head of Higher Education Unit, European Commission – Directorate General for Education, Youth, Sport and Culture) e Cristina Perdigão (Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação), entre outros.