UBI promove concurso nacional de ciência para estudantes do Ensino Secundário

A iniciativa visa incentivar a criação de ideias inovadores nos estudantes de Escolas portuguesas e tem candidaturas abertas até 30 de junho. Os prémios são monetários.

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a lançar a segunda edição do concurso de ciência denominado “EUREKA”, aberto a todos os estudantes no ensino secundário ou profissional (do 10.º ao 12.º ano) de escolas de Portugal, e focado na importância da sustentabilidade ambiental. As candidaturas estão abertas até 30 de junho, e desafiam os participantes a criar um protótipo que resolva um problema e tenha aplicabilidade no contexto da sociedade atual, no âmbito do tema.

O Concurso Nacional de Ciência da UBI – EUREKA – 2ª Edição tem mais de 1.200 euros em prémios para os melhor classificados. Será atribuído um prémio monetário a todos os grupos que passarem a 1.ª eliminatória. Aquando da 2.ª eliminatória, serão premiados os três melhores projetos, de acordo com o veredito do júri, e ao projeto mais votado pelo público.

O EUREKA é o contributo da UBI para fomentar a disseminação científica e o espírito crítico, criativo, dinâmico e inovador nos jovens portugueses e estrangeiros.

A primeira eliminatória do concurso decorre até às 23:59 do dia 30 de junho, enquanto que a segunda eliminatória é feita de forma presencial, na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI. A inscrição é gratuita e deve ser feita online no site [aqui].

O Concurso Nacional de Ciência da UBI – EUREKA – 2ª Edição é coordenado pelo docente da FCS-UBI José Eduardo Cavaco.

A competição é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto UBImpulso, financiado pelo Plano de Recuperaçã