A Universidade da Beira Interior (UBI), através do Mestrado em Cinema, confirmou a sua posição como única instituição portuguesa a participar no prestigiado programa European University Film Award (EUFA), uma iniciativa que promove a cultura cinematográfica europeia entre estudantes do Ensino Superior. A UBI integra este projeto desde 2019.
Criado em 2016 pelo Festival de Cinema Filmfest de Hamburgo, em parceria com a Academia de Cinema Europeia, o EUFA envolve 23 instituições de Ensino Superior de 23 países. O programa seleciona cinco filmes nomeados pela Academia, que são distribuídos para as universidades participantes para visualização e debate. Na UBI, esses filmes foram trabalhados nas disciplinas “Crítica do Cinema”, lecionada por Manuela Penafria e Paulo Cunha, e “Teoria dos Cineastas”, sob responsabilidade de Manuela Penafria.
Um dos momentos mais marcantes do EUFA é a seleção de um estudante para representar cada universidade no debate final, realizado em Hamburgo, Alemanha. Este ano, Beatriz Matos, aluna do 2.º Ciclo em Cinema, foi a escolhida para representar a UBI no evento que decorreu entre os dias 2 e 5 de dezembro. A experiência proporcionou um intercâmbio único com outros estudantes e especialistas, culminando na eleição do filme vencedor do EUFA.
A cerimónia de entrega de prémios ocorreu no dia 7 de dezembro, destacando-se como parte do prestigiado evento organizado pela Academia de Cinema Europeia. O EUFA é frequentemente comparado aos Óscares de Hollywood, celebrando anualmente o melhor do cinema europeu e outras categorias de relevância internacional.