U*NIGHT no SciComPt 2023 dedicado à comunicação de ciência

O congresso decorreu em Bragança, subordinado ao tema “Transformar”.

A Universidade da Beira Interior (UBI) participou na 11ª edição do SciComPT, organizado pela Rede SciComPt, Centro Ciência Viva de Bragança, o Município de Bragança e o Instituto Politécnico de Bragança. O congresso, subordinado ao tema “Transformar”, teve como objetivo promover um encontro transversal, transparente e transformador das práticas dos comunicadores de ciência.

Hélder Vilarinho, membro da equipa do Projeto U*NIGHT – The UNITA Researchers’ Night, coordenado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, representou a UBI, numa mesa-redonda organizada pela Native Scientists, e que juntou vários consórcios de projetos do Horizonte Europa – Noite Europeia dos Investigadores (NEI), procurando identificar e discutir os desafios e oportunidades desta atividade que acontece em várias cidades europeias, há cerca de 18 anos.

Os participantes na tertúlia partilharam as várias experiências vividas em edições realizadas em anos anteriores, apresentando sugestões para eventos futuros. Investigadores, participantes e organizadores partilharam as suas opiniões sob o mote “re-inventar a NEI”.

O consórcio U*NIGHT, que realizou em 2022 a primeira edição deste evento, integrou um painel de oradores do qual faziam parte os consórcios MACARONIGHT representado pela Universidade da Madeira, o consórcio SCIEVER, representado pelo Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, e o consórcio RAISE, representado pela Fundação Champalimaud.