Universidade de Verão STEAM abre inscrições a 10 de junho

A iniciativa é dirigida aos alunos do Ensino Secundário, que podem inscrever-se até dia 21 deste mês. O programa prevê atividades na UBI e na região.

A Universidade de Verão STEAM vai abrir inscrições no dia 10 de junho (segunda-feira), que se prolongam até 21 de junho. Estão disponíveis 130 vagas que dão oportunidade aos alunos do Ensino Secundário (do 10.º ao 12.º anos) de viverem por dentro o ambiente académico durante cinco dias e perceberem qual a melhor orientação para o futuro. A iniciativa acontece entre os dias 7 e 12 de julho. Além da UBI, os praticantes vão também conhecer a Covilhã e a região envolvente, através de atividades lúdicas, desportivas, ambientais e gastronómicas.

Esta é uma ação que a UBI promove há vários anos, para dar a conhecer as suas faculdades e respetivas áreas científicas, através do envolvimento dos participantes em projetos desenvolvidos pelos departamentos da academia. Estão abrangidas áreas tão diversificadas como as STEAM, complementadas com outras, que vão das humanidades ao desporto. Este ano, há perto de 30 propostas científicas adaptadas aos conhecimentos dos participantes, distribuídas pelas Artes e Letras, Ciências, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas e Engenharia.

Além do programa aliciante que acontece dentro das portas da UBI, os “universitários de verão” vão envolver-se em atividades como Team Building, Snap City (a decorrer na Covilhã e criada na UBI), visitar uma das piscinas municipais da Covilhã (Teixoso), onde se realiza uma Sunset Party, e a Praia Fluvial de Valhelhas (concelho da Guarda).

A inscrição numa das 130 vagas da Universidade de Verão STEAM 2024 tem um custo de 150€ e inclui seguro escolar, alojamento, transporte entre a residência de estudantes e as diversas instalações da UBI e outros locais de atividades, todos os materiais utilizados e as refeições diárias (pequeno-almoço, almoço e jantar).

A Universidade de Verão STEAM 2024 tem o apoio do projeto UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World, onde se insere o Programa Impulso Jovens STEAM que visa promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), em articulação com as necessidades que emergem nos mercados de trabalho.