Universidade Tecnológica Federal do Paraná estabelece parceria com a UBI

As duas instituições de ensino vão cooperar nos domínios da informação, investigação e da extensão universitária.

A Universidade da Beira Interior (UBI) estabeleceu uma nova ligação com uma instituição de Ensino Superior do Brasil, desta vez com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O protocolo de intenções assinado esta quarta-feira, dia 24 de julho, coincidiu com a visita do Reitor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho. Na Reitoria da UBI, este responsável foi recebido pelo Vice-Reitor para a Internacionalização, José Páscoa.

O documento assinado por ambos estabelece o mútuo interesse no desenvolvimento de uma cooperação nos domínios do ensino, informação, investigação e da extensão universitária. No texto do protocolo é referido que esta relação institucional pretende criar uma conjugação de esforços que “valorizem as ações de ambas as instituições, baseando nas mesmas numa relação de interesse biunívoco”.

Neste âmbito está previsto o intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes; implementação de projetos de colaboração de ensino, investigação e extensão; promoção de palestras e simpósios; intercâmbio de informações e publicações académicas; e promoção de atividades de formação de pessoal de docentes, investigadores e estudantes.

As áreas da Engenharia Civil e da Engenharia Eletromecânica são aquelas em que a cooperação poderá ter maior impacto inicial.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná é uma universidade pública, que remonta a 1909. Tem 13 campus universitários em 13 cidades do Estado do Paraná.

Além do Vice-Reitor para a Internacionalização e Interação com a Sociedade da UBI, participaram na receção à comitiva brasileira Célia Nunes (Pró-Reitora da UBI para a Cooperação Internacional) e António Espírito Santo (docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica da UBI).

Pode ler também