2ª Edição da Academia Júnior STEAM supera número de participantes

São perto de uma centena os estudantes envolvidos no projeto que convida os alunos de escolas secundárias da região a participar em atividades científicas dentro da UBI.

A Academia Júnior STEAM da Universidade da Beira Interior (UBI) conta este ano com a participação de cerca de 100 estudantes do Ensino Secundário da região. A 2ª edição, que teve o arranque oficial no final de outubro, tem 93 inscritos, superando o número de alunos envolvidos neste projeto de promoção da ciência entre o público pré-universitário da região, no último ano letivo.

A iniciativa abrange o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Escola Secundária Campos Melo e Escola Quinta das Palmeiras (todas da Covilhã), Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (Penamacor), Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral (Belmonte), Agrupamento de Escolas do Fundão, Agrupamento de Escolas de Seia, Agrupamento de Escolas da Mêda, Agrupamento de Escolas de Manteigas e Agrupamento de Escolas de Gouveia.

A sessão inaugural decorreu no Anfiteatro das Sessões Solenes da UBI, no dia 27 de outubro. O evento arrancou com a intervenção do coordenador da Comissão Organizadora da Academia Júnior STEAMAbílio Silva, que fez uma breve contextualização dos objetivos do projeto e das atividades previstas, assim como da metodologia de trabalho a adotar na realização das mesmas. Ao longo da tarde, os estudantes tiveram acesso a várias informações relevantes acerca da presente edição, havendo ainda espaço para a realização de uma atividade de grupo que, através da distribuição aleatória dos estudantes por várias equipas, promoveu a integração e a partilha entre estes.

As atividades propriamente ditas tiveram início no dia 3 de novembro, estando agendadas para todas as sextas-feiras dos meses de novembro, janeiro, fevereiro e março. A sessão de encerramento e de entrega dos diplomas está prevista para o mês de abril. O programa divide-se entre palestras – abertas a todos os inscritos – e atividades em projetos, onde os estudantes podem escolher de acordo com a sua preferência, relacionados com as áreas das ciências, tecnologias, artes, engenharia e matemática.

Através da realização de várias experiências de aprendizagem em contexto académico, os participantes da Academia Júnior STEAM poderão ficar a conhecer aquilo que é feito, no contexto das suas áreas de interesse, dentro da UBI, numa iniciativa que pretende fomentar o interesse dos mais jovens pelas áreas STEAM e clarificar os estudantes acerca do campo de atuação das diferentes áreas de estudo.

A Academia Júnior STEAM é uma iniciativa destinada a alunos do ensino secundário, realizada no âmbito do programa UBImpulso Jovens STEAM, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia.