Biblioteca da Covilhã promove Yoga para crianças

Sala dos Jornais, Biblioteca Municipal da Covilhã
Prática milenar de origem indiana atrai famílias com crianças pequenas

A atividade “Yoga em família” teve espaço na Biblioteca Municipal da Covilhã, na tarde do último sábado, sendo os sonhos o tema da aula, que contou com exercícios como danças e desenhos.

Crianças dos três aos seis anos, acompanhadas por um adulto cada, reuniram-se numa roda, para serem guiadas pela instrutora Mafalda Barata, que de início, apresentou o livro “Quando sonho sou feliz!” de Peter H. Reynolds, obra infantil que enfatiza a importância de sonhar e da autoaceitação.

Mafalda Barata ao lado de seu filho em momento de leitura

Seguiu-se a prática de uma das posições mais clássicas do Yoga, que foi executada durante a lição, a postura do “cachorro olhando para cima”, na qual a pessoa imita a postura do animal, mas as coxas e os joelhos não encostam no chão, com o objetivo de obter fortalecimento muscular.

Uma parte da aula, consistiu em realizar poses referentes aos sonhos dos mais pequenos, e nessa brincadeira, um menino revelou a vontade de ser jogador de futebol, e outro o desejo de nadar no mar. Já do lado das meninas, uma disse querer tocar em um arco-íris, enquanto outra contou que seu sonho era a paz mundial.

A seguir, dedicou-se um tempo para respirar fundo com a utilização de uma bola expansível, e depois as crianças desenharam seus sonhos. Tanto no começo como no encerramento houve cantigas: a da abertura relacionada a sentimentos como o amor e a gratidão, e a do fim uma saudação ao sol.

Desenhos feitos em “caça-sonhos”

A instrutora Mafalda Barata explicou que adicionar canções, histórias e jogos nessas sessões facilita a captação da atenção das crianças, bem como as músicas da aula dada são mantras, e versões em português da psicoterapeuta Lisa Bompastor.

“Esta é uma prática cada vez mais reconhecida nos seus benefícios, e daí estar a chegar cada vez mais cedo no público mais jovem”, referiu Mafalda, ainda a contar que está a “deixar umas sementinhas”, no sentido de apresentar o Yoga já agora para as crianças, e no futuro, elas podendo se lembrar e voltar a praticar.

Desde janeiro do ano passado, de forma mensal, a Biblioteca Municipal da Covilhã realiza esses encontros com Mafalda Barata. A data da próxima sessão ainda há de confirmar-se, e a divulgação é feita através de cartazes na própria biblioteca e também pela sua página no Facebook.

Pode ler também