De capas negras se fez a primeira noite da Semana Académica

O Largo do Calvário acolheu centenas de estudantes na abertura de mais uma semana de festejos na Universidade da Beira Interior.

Na noite de 9 de abril, a Serenata voltou a dar vida ao Largo do Calvário, enchendo-o de tradição e emoção, marcando assim a abertura da Semana Académica da Covilhã.

À meia-noite, o silêncio foi rompido pelos primeiros acordes do Grupo Fado D’Anto composto por estudantes da Universidade de Coimbra, que subiram ao palco para dar início a uma das tradições mais simbólicas da vida académica ubiana. Este momento é descrito pelos alunos com grande emoção. “O Calvário cheio, tudo escuro e de repente ficou aquele silêncio, e começa o fado. Arrepiei-me logo”, afirma Margarida Pardal, estudante de Ciências da Cultura.

Este é um momento marcante para os que vestem o traje académico pela primeira vez, os caloiros, mas também para aqueles que desfrutam dele pela última vez por serem finalistas. “Uma pausa no meio da correria onde podemos sentir, refletir e respeitar tudo aquilo que é ser estudante universitário.”, diz Beatriz Marques estudante de Psicologia.

A Serenata é também uma ocasião para práticas simbólicas entre padrinhos e afilhados. As capas de caloiros ganham histórias, sendo batizados com purpurinas, cerveja ou vinho tinto, entre outras bebidas.

A partir da 1h da manhã, o DJ 9Leaf subiu ao palco com muita música e animação durante o resto da noite.

A Semana Académica prosseguiu no Complexo Desportivo da Covilhã, dos dias 10 a 13 de abril e contou com nomes como Bispo, Mc Livinho e Plutónio.

Pode ler também