As comemorações do 49º aniversário do 25 de abril na cidade da Covilhã decorreram durante aquele mês, com um conjunto de iniciativas culturais e várias inaugurações.
Do programa apresentado pela autarquia destaca-se a arruada literária “Pela Liberdade” realizada pelas 21h00 no centro histórico, a inauguração do Miradouro do Covão no dia 22, juntamente com a inauguração da recuperação do Anfiteatro do Goldra. Esta última cerimónia contou com a presença ilustre da Banda da Covilhã, das Adufeiras da casa do povo do Paul e da Tuna “Orquestra Académica Já B’UBI & Tokuskopus”.
No dia 23, o Anfiteatro do Goldra voltou a ser palco das celebrações. A BigBand da Academia de Música e Dança do Fundão esteve presente para uma tarde bem animada.
A arruada pela Liberdade, ocorreu pelas 22 horas do dia 24, com início no jardim Público e percurso até à Praça do Município. Pelas 23h40, Sérgio Santos, representante dos sindicatos e Vítor Pereira, presidente da Câmara, fizeram uma pequena intervenção, antes do fogo de artifício agendado para a meia noite.
A cerimónia da Assembleia Municipal da Covilhã evocativa ao aniversário da Revolução dos Cravos, decorreu pelas 10h45 do dia 25. Vitor Pereira aproveitou o momento e a sua intervenção para recordar a história do país, como se vivia antes de 1974, e reclamar do facto das portagens da A23 terem duplicado o custo da mobilidade nas regiões do interior.
As comemorações terminaram no dia 29, com a inauguração do Condomínio Associativo II – Assinatura de protocolos e entrega de “chaves” a associações que ali ficarão instaladas.