Indústria da moda e 25 de Abril

Exposição upclying
Integrada nas comemorações dos 50 anos da conquista da democracia, a Fashion Revolution Weak Ubi deixou o seu impacto com uma poderosa aliança entre a moda e o ativismo.

“Como ser um revolucionário da moda” foi o tema da 7ª edição da Fashion Revolution Week – UBI. Com duração de dois dias, 22 e 23 de abril, o evento contou com vários workshops de cariz interativo e prático, sobre fotografia, tratamento digital de imagem, desenho de acessórios, eco-painting e outras atividades. Foram partilhados conhecimentos e ferramentas que visavam habilitar uma geração de revolucionários da moda, a partir de um contacto mais próximo com os participantes. “Procuramos oferecer novas perspetivas em relação à moda, ao design e a sua implementação no mercado e indústria”, referiu Margarida Barros, embaixadora- estudante do Fashion Revolution da UBI.

Trashion Revolution – Foto: Tomás Rosário

O desfile “Trashion Revolution” encerrou a edição de 2024, com as modelos a entrar na passarela ao som de um remix de Grândola Vila Morena. Os coordenados foram produzidos com materiais reutilizáveis onde se destacavam detalhes alusivos ao 25 de Abril.

Todo o desfile foi realizado por alunos do último ano da licenciatura de Design de Moda, que uniram duas revoluções num só coordenado. “O maior desafio foi confecionar as vestes sem tecido, usar um material que não é designado para fazer roupas, e é considerada lixo, em peças confortáveis e usáveis” relatou Caroline Loss,m professora orientadora.

Ao longo dos dois dias do evento, a sociedade do consumo, a consciência ambiental e o ativismo político, foram temáticas abordadas em aulas abertas e palestras. “É necessário que a indústria da moda conserve o meio ambiente e ofereça os recursos básicos de trabalho e a valorização das pessoas que labutam sem rendimentos na mesma”,m diz Ariana Vieira, estudante do curso. A organização do mercado de troca, exposições de upcycling e caixas de doações, tinha como finalidade sensibilizar os participantes para a importância da reutilização e a cultura do descartável, incentivando a mudança.

A Fashion Revolution Week foi organizada pelos alunos de Design de moda da UBI, fortalecendo a ligação da academia covilhanense ao movimento Fashion Revolution.