Alunos da Campos Melo promovem alternativas ecológicas de transporte

IMG_2180

Os alunos da disciplina de Física do 12ºano da Escola Secundária Campos Melo na Covilhã, estão a participar num projeto nacional de mobilidade sustentável, o projeto Movimento Twist. O nome da equipa da escola da Covilhã é “Twist os Eletrões”, onde os estudantes estão empenhados em promover o uso de bicicletas elétricas e trotinetes na escola e por toda a cidade.

Mariana Miranda, de 17 anos, é a porta-voz do projeto, e enfatiza a importância de preservar o planeta para as gerações futuras: “Ajudar o mundo a ser mais sustentável e proporcionar uma alternativa de transporte para aqueles que utilizam trotinetes foram os principais motivos que me levaram a participar neste projeto”, explicou Mariana.

O projeto Movimento Twist engloba escolas de todo o país, e tem como principais objetivos colocar a energia no centro da ação climática e do desenvolvimento sustentável; fomentar a cooperação para uma ação conjunta das equipas participantes, demonstrando como a estratégia, a criatividade e a comunicação podem transformar-se numa missão comum; e por último, facilitar a criação de parcerias para expandir o movimento para além da escola, tornando-o relevante na comunidade e  garantindo o seu impacto futuro.

Gonçalo Paiva, aluno do 12ºano, ressalta a importância vital do projeto tanto para a escola quanto para a cidade da Covilhã: “ Este projeto aborda uma necessidade para a  nossa escola e para a comunidade, onde muitos utilizam trotinetes e bicicletas elétricas sem ter acesso a estações de carregamento adequadas “.

Inicialmente apenas vão montar uma estação na Escola Secundária Campos Melo, para proporcionar segurança e comodidade aos utilizadores desses meios de transporte.

O projeto, que conta com a orientação dos professores Regina Conceição, docente de Biologia e Luís Lopes, docente de Física e Química, está estruturado em quatro etapas, desde a divulgação até a implementação prática das estações de carregamento. O docente está confiante que, com a finalização desta iniciativa, haja uma maior redução das emissões de carbono, uma promoção de práticas sustentáveis de mobilidade e o incentivo à adoção de hábitos de transporte mais ecológicos.

Luís Lopes, diz que é crucial a participação dos alunos de Ciências e Tecnologias em iniciativas como esta, enfatizando que tais atividades são fundamentais para “aumentar a consciencialização ambiental dos estudantes”. “Abordam-se temas como as alterações climáticas, a poluição, a perda de biodiversidade e a escassez de recursos naturais” fazendo com que “os alunos se tornem cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente”.

Apesar dos desafios técnicos e logísticos, como a procura por fornecedores de painéis solares e a distribuição eficiente das tarefas, os estudantes estão determinados a concretizar este projeto.  Diana Rodrigues, participante, destaca a dificuldade na implementação dos carregamentos elétricos através de painéis solares : “Temos como objetivo implementar  carregamentos elétricos movidos a painéis solares, mas um dos problemas é mesmo esse encontrar painéis solares. O que estamos a fazer é procurar empresas ou que nos patrocinam, ou que vendam para tentarmos encontrar essas soluções“.

Os jovens contam com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, da Universidade da Beira Interior (UBI) e de diversas empresas. O projeto pretende inovar a mobilidade na cidade e na escola, com a instalação de postos de carregamento e campanhas de sensibilização. “As expectativas são altas, mas estamos confiantes de que este projeto terá um impacto significativo tanto na escola quanto na comunidade em geral”, concluiu Gonçalo Paiva, entusiasmado com o potencial transformador do Movimento Twist.

O projeto da equipa da Escola Secundária Campos Melo representa uma iniciativa local, mas também uma promessa de mudança para um mundo mais consciente e ecologicamente responsável.