AAUBI celebra 35 anos junto dos estudantes

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior celebrou 35 anos de existência, no passado dia 23 de novembro. A cerimónia realizou-se no Anfiteatro das Sessões Solenes da UBI e o jantar numa unidade hoteleira da Covilhã.

Pedro Jacinto, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), começou por enaltecer os “35 anos de histórias, memórias, mas acima de tudo trabalho, em prol dos estudantes” e todos os dirigentes que o antecederam e colaboraram na construção da associação académica. Prestes a serem iniciadas novas eleições para os órgãos sociais da AAUBI, o atual líder alerta os estudantes para que “estejam atentos aos sinais e nunca se deixem vergar pelo que é um peso de um nome ou influência”, porque “só existe um conjunto de pessoas acima da associação académica – os mais de 9000 estudantes” da UBI. Ao fazer um balanço do seu mandato, Pedro recorda as atividades desenvolvidas, salientando que a sua equipa conseguiu “diminuir a dívida da associação académica”.

Para o dirigente, “durante estes 35 anos de lutas da AAUBI”, a maior conquista é mesmo “termos resistido a todas as dificuldades e continuado a existir como associação académica”, já que esta representa os estudantes na universidade e ajuda-os a fazer com que “a sua voz chegue onde tem de chegar”. Com os olhos postos no que virá, Pedro Jacinto diz que vê “um futuro muito risonho para a associação académica”, contudo “o trabalho já foi muito, mas ainda há sempre muito para fazer – as condições dos estudantes são sempre uma coisa que preocupa e a luta vai sempre rever-se nesse sentido”. Já a nível nacional, o atual presidente deseja que a AAUBI seja vista como “uma voz ativa na promoção de políticas” a favor dos estudantes.

Pedro Bernardo, antigo presidente da AAUBI e atual presidente da Associação de Antigos Estudantes Universitários da Beira Interior (AUBI), olha “com algum sentimento de gratidão” para tudo aquilo que a associação conquistou ao longo de 35 anos. A expetativa de Pedro Bernardo é que “haja cada vez mais e melhor dinamismo dentro da associação, porque isso é significado também de uma mais e melhor Universidade da Beira Interior”

Durante a cerimónia, os núcleos da associação académica da UBI foram premiados pelas suas ações em diversas áreas. Através da promoção da igualdade, da promoção do desporto informal e da internacionalização, o Núcleo de Estudantes de Medicina foi o núcleo mais premiado da noite, arrecadando três prémios. Também os núcleos de Psicologia, Ciências Farmacêuticas, Optometria e Engenharia Aeronáutica foram galardoados com os prémios de responsabilidade social e sustentabilidade, reconhecer o interior e a cultura, pedagogia e ensino, e inovação e tecnologia, respetivamente.

Para além da celebração da “história da «Casa Azul», da cidade e de todos aqueles que deram um pouco de si para um bem comum”, foram apresentadas três novas ações. A Loja Solidária será um espaço destinado aos estudantes carenciados da UBI para que tenham acesso a bens de primeira necessidade doados pela comunidade académica em atividades realizadas tanto pela AAUBI, como pela universidade. A Taça AAUBI surge através da necessidade de “criação de mecanismos que promovam a atividade física, melhorando as capacidades físicas e os aspetos psicológicos e sociais” dos estudantes, e por isso, “vem trazer uma maior regularidade à prática de atividade física informal através de campeonatos amadores anuais” que terão início no segundo semestre letivo. Por último, Maria Figueira, vice-presidente adjunta da direção, anunciou a Bolsa Bouceiro Mendes, uma bolsa de voluntariado criada em 2022 com “o intuito de promover a participação estudantil no voluntariado”, homenageando, ao mesmo tempo, o primeiro presidente da AAUBI.

Na cerimónia comemorativa dos 35 anos da AAUBI, estiveram também presentes Helena Alves, vice-reitora da UBI, José Armando Serra dos Reis, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e Afonso Gomes, Provedor do Estudante da UBI. Durante a gala, também houve espaço para celebrar a cultura tuneril com uma atuação da “Tuna-Mus”, a Tuna Médica da Universidade da Beira Interior.