Banco Solidário recolheu bens essenciais para animais abandonados

Alunos da Universidade da Beira Interior colaboraram na ação.

A Instinto, Associação protetora de animais da Covilhã, realizou no Serra Shopping, nos dias 28 e 29 de setembro, uma recolha de bens essenciais para os animais abandonados, com a participação de alunos da Universidade da Beira Interior.

Uma das voluntárias foi a estudante de medicina Carolina Jorge que considera que após a onda de incêndios que ocorreu no país em setembro, “se sentiu tocada e motivada a fazer alguma coisa para ajudar”. Já Lara Ferreira, estudante de Marketing, nunca tinha participado neste tipo de iniciativa e considerou “uma oportunidade muito boa de poder ajudar e explorar uma experiência diferente”. Os alunos tomaram conhecimento desta atividade por um email que foi dirigido a toda a academia, uma prática já recorrente por parte da associação.

comida e areia foram os bens recolhidos durante o fim de semana.

O fim de semana foi lucrativo para a instituição, mas não chega. A Instinto tem atualmente uma dívida de 2200 euros em clínicas veterinárias da região. Rosa Carreira, hoje voluntária e uma das sócias fundadoras da associação protetora animal, refere-se ao pagamento da dívida como uma das “necessidades mais urgentes da instituição”, pois as recolhas alimentares e os donativos que as pessoas oferecem só combatem “as necessidades básicas dos animais”.

Rosa Carreira lembra que são os tratamentos nas clínicas veterinárias que acabam por se tornar muito dispendiosos, com a agravante que, os “animais que nos chegam às mãos ou vêm doentes, ou com ferimentos graves”. A isto, acresce a esterilização de todos os animais que passam pela instituição. Face a estes problemas de liquidez, é com “apelos à comunidade pelas redes sociais e boas relações com as Clínicas veterinárias” que a Instinto vai suprindo as necessidades.

No site oficial da Instinto, está disponível tanto o IBAN como o número de telefone para transferências MB Way, para todos os que querem apoiar a causa, uma ajuda que é sempre bem vinda.