Cardiologistas reúnem na Covilhã

O Grupo de Estudos de Fisiopatologia do Esforço e Reabilitação Cardíaca (GEFERC) encontrou-se na Universidade da Beira Interior, nos dias 18 e 19 de outubro, para a sua reunião anual, que decorreu em conjunto com o Grupo de Estudos de Risco Cardiovascular (GERC) e trouxe à cidade mais alta médicos e outros técnicos da área.

As duas equipas pertencem à Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) que tem como finalidade “promover o desenvolvimento da Cardiologia ao serviço da saúde da população portuguesa”.

Luís Oliveira, médico cardiologista no Hospital da Covilhã, foi o anfitrião desta congregação que ocorreu na Faculdade de Engenharia da UBI. Admite que esta iniciativa tem sido bastante ativa em criar grupos de discussão para melhorar a saúde cardiovascular em Portugal, e diz ainda que o facto de os grupos contarem com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas é uma mais-valia.

Relativamente à escolha da Covilhã para palco desta reunião, o cardiologista aponta que se deveu à necessidade de “descentralizar”, visto que “tradicionalmente, tem-se feito em cidades do litoral”. Aponta também que o interior é uma zona em que “esta informação tem mais dificuldade em chegar” havendo “interesse em trazer esta informação a esta região”.

Reforça que apesar de a mortalidade ter diminuído, os acidentes cardiovasculares continuam a aumentar, e tal “deve-se essencialmente ao estilo de vida moderno”. Diabetes, obesidade, alcoolismo e tabagismo são apontados como principais causas para este aumento

Pode ler também