Cirurgia cardíaca no seculo XXI promovida no Centro Hospitalar Cova da Beira

No passado dia 25 de maio, realizou-se no auditório do Centro Hospitalar da Cova da Beira uma sessão clínica de cardiologia, subordinada ao tema “Áreas de intervenção da cirurgia cardíaca no seculo XXI”.

André de Lima Antunes, cirurgião cardíaco natural de Castelo Branco e médico no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, foi desafiado pelo CHUCB a efetuar uma apresentação sobre o tema, e a mesma baseou-se na tentativa de explicar o tipo de intervenções mais comuns dos serviços de cirurgia cardíaca do Hospital de Coimbra.

Desde cirurgia valvular, patologias coronárias, intervenção das patologias dos grandes vasos, e uma nova intervenção da patologia da aorta, sendo esta uma cirurgia mais complexa e que foi iniciada no serviço há cerca de um ano, tendo sido tratados 10 casos, inclusive no Hospital de Coimbra.

A adesão ao evento por parte de vários profissionais da saúde incluiu pessoas não só da área da cardiologia como de outras valências hospitalares do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.